Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Estudantes piauienses embarcam para intercâmbio em Boston pelo Piauí para o Mundo

Comitiva de 40 alunos e 8 professores passará 30 dias em instituições parceiras de Boston
Redação

Nesta terça-feira (18/11), um grupo formado por 40 estudantes e oito professores das escolas da rede estadual de ensino embarcaram para os Estados Unidos para vivenciar uma experiência acadêmica e cultural internacional pelo Programa Do Piauí para o Mundo, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, que fortalece o ensino médio integral integrado à educação profissional e amplia as oportunidades de formação dos jovens piauienses. A comitiva segue para Boston, em Massachusetts, onde permanecerá por 30 dias participando de atividades formativas em instituições parceiras reconhecidas pela excelência acadêmica.

Durante o embarque da comitiva formada por estudantes e professores da rede estadual que seguem para Boston pelo programa Do Piauí para o Mundo, o secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o impacto transformador da iniciativa no ensino médio piauiense.

“Sem dúvida, é uma revolução que está acontecendo na escola pública do Piauí. Quando se imaginou aluno de escola pública estudando em tempo integral, com estrutura de qualidade, três alimentações por dia e disciplinas inovadoras? E mais: com a oportunidade única de fazer intercâmbio no exterior em países como Estados Unidos, China, Singapura, Alemanha, Portugal e Coreia. Queremos que isso seja uma política permanente, porque muda vidas, forma nossos jovens e constrói um Piauí mais desenvolvido.” O secretário reforça que o programa cresce a cada edição e consolida uma política pública inovadora para a juventude, conclui.

No aeroporto, momentos antes de embarcar para os Estados Unidos, o estudante Hélio Henrique, de Cocal, falou sobre as expectativas para vivenciar 30 dias de atividades formativas em Boston.

“A minha expectativa é que seja uma viagem realmente de aprendizado, que eu possa aproveitar as experiências e conhecer outra cultura, outro clima e outro fuso horário. Acho que tudo isso vai agregar muito a mim. Representar o Piauí nos Estados Unidos me deixa muito orgulhoso, porque nosso estado ainda tem pouca visibilidade e tem ganhado destaque pela educação.” O estudante afirma que quer honrar o estado e trazer de volta tudo o que aprender, afirma.

Entre familiares e colegas que acompanharam o embarque, o estudante Gustavo Henrique, de Teresina, comentou sobre o significado da viagem, enquanto sua tia, Francisca, destacou o orgulho da família.

“É uma oportunidade incrível, algo que eu nunca imaginei: representar Terezina nos Estados Unidos. Estou entusiasmado para conhecer o país, a cultura, os lugares e aprender mais com tudo o que prepararam para a gente nessa experiência”, diz.