Evento reúne 1.200 educadores para debater alfabetização no Piauí
Meta do governo é alcançar 100% de crianças alfabetizadas na idade certa nos próximos anosO secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, e a coordenadora do Pacto pelas Crianças e primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, participaram, nesta terça-feira (01/04), do Encontro Estadual de Professores Alfabetizadores do Piauí. O evento contou ainda com a participação da Kátia Helena Schweickardt, Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), e aconteceu no Centro de Convenções de Teresina.

O Encontro reuniu cerca de 1.200 profissionais da educação, incluindo professores, dirigentes municipais e estaduais, gerentes regionais de Educação e representantes de instituições parceiras da Seduc. O objetivo é promover discussões e a troca de experiência entre os profissionais da Educação que atuam diretamente com o processo de alfabetização, destacando a continuidade do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade educacional.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A secretária Kátia Helena destacou o papel de destaque do Piauí na alfabetização infantil, ressaltando a importância de garantir que as crianças desenvolvam competências essenciais já nos primeiros anos de ensino.
"O Piauí tem sido um grande impulsionador no Brasil dos processos de alfabetização. A gente precisa garantir o direito das crianças de estarem alfabetizadas ao final de segundo ano. Na verdade, delas terem pavimentado algumas dessas competências e habilidades importantes, que durante muito tempo foram usurpadas no Brasil. Aqui no Piauí a gente ainda tem apenas 5,5 milhões de alfabetizadores. 52% das crianças alfabetizadas nessa etapa. A meta secretário é passar de 60%, a gente acredita que esse ano o Estado do Piauí vai conseguir, mas qual é a lição que o Estado está dando? É o fortalecimento do regime de colaboração, é o governo do Estado que está apoiando os municípios, porque os municípios é que são os responsáveis pela alfabetização das crianças", ressalta.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, ressaltou os avanços do Piauí na alfabetização na idade certa e destacou as metas ambiciosas do estado para os próximos anos, visando alcançar 100% das crianças alfabetizadas.
"O nosso último índice de 2023 é de 52%. Nós já avançamos agora em 2024, vamos chegar próximos a 60%, e assim, ano a ano, a gente tem metas muito ousadas para chegar ao primeiro lugar em alfabetização na idade certa, que foi a meta que o Governador Rafael nos colocou. Mas para isso a gente precisa cada vez mais estratégias, compartilhar boas práticas, fortalecer as práticas pedagógicas inovadoras junto com os professores, os gestores municipais, montando as estratégias com cada município para que a gente possa avançar em cada município e assim na média do estado", diz.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, explicou como o programa atua no apoio aos municípios para fortalecer a política da primeira infância no Piauí, com foco na ampliação do acesso e na melhoria da qualidade da educação infantil.
"O nosso programa, que é o Pacto Pelas Crianças do Piauí, atua como um apoiador aos municípios na execução dessa política da primeira infância aqui no Estado. Na educação, nós temos duas frentes prioritárias, que é melhorar o acesso e a qualidade da educação infantil. No acesso, nós oferecemos o kit Mobília Creche para os municípios, aumentarem o número de vagas nas creches, através da construção ou reforma de uma creche já existente e na qualidade do ensino. E é o PPAIC, o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, quem faz essas formações dos professores", explica.

Graciomar Guerra é professora da rede pública de ensino em São Gonçalo do Gurgueia e conta que o projeto tem trazido melhorias para a educação no município. "A gente vem receber isso de uma forma muito positiva, tem tido um significado muito grande no nosso município, e a gente vê isso não só a nível municipal. O quanto isso acrescentou e o quanto veio melhorar com esses quatro anos de PPAIC", conta.
