Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Filhas de lavradores são medalhistas em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

As medalhistas fazem parte de um projeto na zona rural que incentiva a participação em olimpíadas

As estudantes Isabella Santos da Rocha e Heloisa dos Santos de Andrade, do 8º e 9º ano do ensino fundamental, respectivamente, foram medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2023. Isabella e Heloísa fazem parte de um projeto da Unidade Escolar Presidente Castelo Branco chamado UEPCB Olímpica. As alunas são filhas de lavradores e moram em um povoado diferente da escola, que fica localizada na zona rural do município de Palmeirais (PI). A aluna Keillany dos Reis da Silva Cardoso, do 9º ano e que também faz parte do projeto, foi medalhista de prata na mesma competição.

O projeto é uma idealização do professor Bruno Alef e é um grupo de estudos intensivo para olimpíadas científicas, visando encontrar talentos na zona rural. Bruno contou ao Conecta Piauí que a falta de motivação de alguns estudantes foi o que o levou a montar o projeto, que teve seu início no ano de 2022. "Encontrei muitos alunos desmotivados, então comecei a incentivar eles a participarem de olimpíadas científicas, pois poderiam mudar de vida", conta.

Foto: ReproduçãoAlunas da zona rural do Piauí são medalhistas em olimpíada nacional
Alunas da zona rural do Piauí são medalhistas em olimpíada nacional

O professor mostrou que o projeto vem trazendo grandes resultados para a educação da zona rural de Palmeirais, como mostram as conquistas dos alunos que participam do UEPBC Olímpica.

"As primeiras medalhas vieram na Olimpíada Mandacaru de Matemática com três pratas. Depois vieram mais três de bronze, uma de prata e uma de ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética-ONEE. Esse ano já conseguiram duas medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e uma medalha de prata", concluiu.

Comente