Governo inaugura Escola do SUAS para qualificar profissionais do Piauí
Estrutura vai oferecer cursos e oficinas para profissionais da assistência socialO Governo do Estado do Piauí inaugurou nesta sexta-feira (31/10) a Escola do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no bairro São Pedro, ao lado da Escola Municipal José Auto de Abreu. O evento contou com a presença do governador Rafael Fonteles e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. O espaço foi criado para qualificar e oferecer formação continuada aos profissionais da rede socioassistencial, contribuindo para a melhoria de serviços, programas e benefícios voltados à população em situação de vulnerabilidade social.
O investimento total na infraestrutura da escola foi de R$ 484.809,42, incluindo R$ 200 mil para aquisição de equipamentos, garantindo estrutura adequada para cursos, oficinas e atividades voltadas à gestão e monitoramento das políticas públicas de assistência social. Além disso, serão entregues quatro veículos adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social: três vans para a Vila do Ancião, Abrigo São José e Abrigo Feminino, e um veículo de passeio para monitoramento do CadÚnico, facilitando o deslocamento da equipe técnica e dos beneficiários do SUAS.
O governador Rafael Fonteles destacou a importância da Escola para qualificar os profissionais da rede de assistência social do Piauí. “A Escola do SUAS vai fortalecer a formação dos profissionais que garantem que os benefícios e programas sociais cheguem a quem precisa, com mais eficácia e qualidade. Ela atenderá todo o estado, capacitando equipes de CRAS, CREAS, casas de acolhimento, sistema socioeducativo, conselhos e secretarias municipais, tornando o Piauí ainda mais referência em assistência social, em parceria com o ministro Wellington Dias, o presidente Lula e nossos secretários”, afirmou.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, destacou a importância da entrega dos veículos e equipamentos. “A entrega garante mais integração entre as unidades de acolhimento e os municípios, permitindo que crianças, idosos e pessoas com deficiência recebam atendimento adequado, fisioterapia e momentos de lazer. Além disso, muitas dessas pessoas serão qualificadas na Escola do SUAS, aperfeiçoando ainda mais a assistência social no Piauí”, afirmou.
O secretário de Assistência Social, João de Deus, ressaltou que a Escola será um instrumento fundamental para a capacitação e monitoramento dos profissionais que atuam nos 224 municípios do Piauí. “A escola vai fortalecer a formação dos técnicos que identificam as famílias em situação de vulnerabilidade e garantem que os programas sociais sejam aplicados corretamente, monitorando os resultados e garantindo mais eficiência na assistência social do estado”, destacou.
A ex-governadora e homenageada do evento, Regina Sousa, avaliou a relevância do investimento na escola. “Não havia um espaço próprio para qualificar os profissionais da assistência social em todo o estado. Com a escola, será possível acelerar a capacitação dos trabalhadores do SUAS e garantir que prestem serviços de melhor qualidade à população”, afirmou.