Governo lança o Programa 'Saúde e Segurança nas Escolas Seduc'
Com público estimado em 300 pessoas, o evento reunirá gestores escolaresO Governo do Estado do Piauí realizou, nesta quinta-feira (24/04), o lançamento oficial do Programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc, iniciativa que une as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), Segurança Pública (SSP-PI) e Saúde (Sesapi) em ações integradas voltadas à promoção da cultura de paz e ao cuidado com a saúde nas escolas da rede. Estiveram no evento os secretários Washington Bandeira (Educação), Chico Lucas (Segurança Pública) e Antônio Luiz (Saúde).

O Secretário de Educação Washington Bandeira destacou a importância do programa integrado para saúde e segurança nas escolas estaduais.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"O principal objetivo deste programa é promover saúde e segurança nas unidades da rede estadual de ensino. Trata-se de uma ação conjunta entre as Secretarias de Educação, Segurança Pública, sob gestão do secretário Chico Lucas, e Saúde, comandada pelo secretário Antônio Luiz e sua equipe. Realizamos inicialmente um mapeamento de risco social e vulnerabilidade escolar, identificando as regiões mais críticas. As diversas ações já em execução foram agora sistematizadas neste programa integrado, que visa criar ambientes escolares mais saudáveis, seguros e acolhedores, contribuindo para a formação de cidadãos com melhor qualidade de vida, aprendizagem e desenvolvimento educacional."

Com público estimado em 300 pessoas, o evento reunirá gestores escolares, coordenadores pedagógicos e representantes das Gerências Regionais de Educação (GREs) da capital. O objetivo é apresentar oficialmente o programa, divulgar os dados da primeira Avaliação de Risco Social e detalhar as frentes de trabalho já em execução.
A primeira fase da Avaliação de Risco Social foi realizada entre fevereiro e abril de 2024 e alcançou 559 escolas da rede estadual, com a participação de 82.800 estudantes.
O superintendente da SESAPI, Dirceu Campelo, anunciou a expansão do "Piauí Saúde Digital" para toda rede estadual de ensino.
"A Secretaria de Estado da Saúde está apresentando os serviços que disponibilizamos em toda a rede estadual de educação, com destaque para o programa Piauí Saúde Digital, que por determinação do governador será implantado em todas as escolas de tempo integral. Já temos entre 8 e 9 unidades implementadas em 2025, e até o final do ano estaremos presentes em mais de 600 escolas estaduais. O programa oferece atendimento médico de livre demanda para estudantes e profissionais da educação, com possibilidade de encaminhamento para especialistas quando necessário", diz o superintendente.

Durante a cerimônia, será anunciado o início da formação de 1.793 avaliadores, que atuarão na nova etapa de aplicação dos questionários da Avaliação de Risco. A meta do Governo é sanar todas as ocorrências de risco extremo identificadas, reforçando a proteção e o suporte às comunidades escolares.
O coronel Scheiwann Lopes, Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, destaca atuação integrada pela segurança escolar.
"Existe uma preocupação em todo o país, especialmente após os recentes episódios de ameaças a unidades de ensino e disseminação de notícias falsas. No Piauí, estamos mantendo nosso compromisso de proteção aos jovens e às escolas, pois esses estudantes representam o futuro do nosso estado. É satisfatório ver o trabalho conjunto da alta gestão estadual, com a integração das secretarias, órgãos de segurança e agora também da SESAPI, garantindo não apenas a educação, mas principalmente a segurança e o bem-estar dos nossos alunos", diz.

Entre as ações já implementadas pelo programa, estão: Justiça Restaurativa, Busca Ativa Escolar, Plano de Segurança nas Escolas, Saúde Digital, além de atividades de mediação de conflitos, desenvolvimento da inteligência emocional e suporte psicológico com equipes multiprofissionais.
A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Piauí com a formação integral dos estudantes, a prevenção à violência, o combate às drogas e a promoção do bem-estar físico e emocional no ambiente escolar.
