OBMEP premia mais de 500 estudantes piauienses em cerimônia em Teresina
A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (19), às 14h, no Centro de ConvençõesO Governo do Estado do Piauí se mobilizou para reconhecer o talento e o esforço dos estudantes na18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (19), às 14h, no Centro de Convenções de Teresina, e contou com a participação 555 alunos das redes Municipal, Estadual, Federal e Particular que foram homenageados por suas conquistas na competição.
O secretário de Educação do Estado do Piauí, Washington Bandeira, destacou que o momento é importante para o Piauí.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“Hoje nós vamos premiar aqui 555 estudantes de todas as redes, que conquistaram esse grande feito de serem medalhistas ou nacionais ou regionais dessa olimpíada tão importante”, disse.
Dentre os medalhistas, 43 Estudantes Seduc se destacam como medalhistas nacionais, incluindo 3 de ouro, 16 de prata e 24 de bronze. Além disso, 139 estudantes se sobressaíram com medalhas regionais, sendo 13 de ouro, 31 de prata e 95 de bronze. O evento também contou com a premiação de 15 professores da rede, em reconhecimento ao seu papel fundamental na educação matemática.
Francisca Sousa, diretora do CETI Gabriel Ferreira, de Teresina, pontuou que é momento de muita gratificação.
“Toda rede se sente feliz, mas enquanto escola a gente se sente muito gratificada porque a gente tem aluno que é medalhista, essa mesma medalhista vai participar de imersão do torneio de matemática, já participou de torneios anteriores, e prova que essas políticas de incentivo para os nossos estudantes da rede estadual só vêm favorecer, além dessa avaliação externa, para que eles melhores os resultados da escola”, falou.
O prefeito de Demerval Lobão, Ricardo Moura, destacou o sucesso da educação municipal e falou da felicidade do resultado.
“Demerval Lobão tem se destacado nesses últimos anos principalmente na área da educação, semana passada por exemplo fomos premiados no IDEB como primeiro lugar do Estado do Piauí nas séries finais, terceiro lugar nas séries iniciais e hoje aqui nesse resultado da OBMEP com mais alunos premiados, medalhistas de bronze, de prata, na nacional também temos um medalhista. Isso é motivo de orgulho, de honra, e mais uma motivação para a gente continuar investindo na nossa educação e nas nossas crianças”, disse.
Gildásio Guedes, reitor da Universidade Federal do Piauí, falou da necessidade de incentivar a aprendizagem.
“O Estado a Universidade Federal do Piauí, a Sociedade Brasileira de Matemática, todos que fazem curso na área, o próprio departamento de matemática com a coordenação do professor Jeferson, então, todos nós incentivamos esse trabalho, o trabalho da Olímpiada Brasileira de Matemática, nas escolas públicas ou particulares, porque é um momento de aprendizagem”, disse.
A OBMEP é a maior competição científica do país promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) e está estruturada em três níveis: o nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; o nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; e o nível 3 para os alunos de todas as séries do Ensino Médio.
“O incentivo que eu consegui pra conseguir essa medalha foi por parte dos meus irmãos, porque se não fosse eles, eu nunca nem teria tido vontade de pegar essa medalha”, disse Ezequiel Cabral da Silva, da Escola Municipal Deputado Antônio Gayoso, que recebeu medalha ouro no nacional.
“A minha preparação foi estudando nas aulas de preparação no meu colégio. A minha sensação hoje é de muita felicidade com o meu esforço sendo recompensado com a medalha”, disse João Pedro Lopes da Silva, do CEV, medalhista de bronze no regional.
“Eu acho um incentivo maravilhoso para quem gosta dessa matéria, matemática é uma matéria muito complicada que exige muito do aluno. É um ótimo incentivo o que eles estão fazendo aqui para todas as pessoas que estão relacionadas”, disse Pedro Henrique do CETI Zacarias de Góis, que recebu edalha de prata no regional.
"Ao mesmo tempo que nervosa eu estou muito feliz, porque eu vim aqui ano passado e eu queria vim aqui esse ano novamente, depois de ter participado de tanto preparatório, tanto esforço, deu certo", disse Jennifer Lopes da Escola Municipal Maria dos Remédios da cidade de Capitão de Campos. Medalhista de bronze regional.