Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Oportunidade Jovem: aprendizes terão carteira assinada e 13°; secretário detalha

Por meio do programa foram ofertadas 400 vagas na área de aprendizagem profissional

Na manhã desta terça-feira (19/03), o secretário de Estado da Administração (Sead), Samuel Nascimento, esteve na sede do portal Conecta Piauí para falar sobre o programa Oportunidade Jovem lançado pelo governo do estado no último dia 15 de março deste ano. Por meio do programa foram ofertadas 400 vagas na área de aprendizagem profissional, voltada para jovens aprendizes entre 14 e 21 anos. 

Segundo o secretário, o programa contratará jovens para trabalharem de carteira assinada.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíSecretário de Administração (Sead), Samuel Nascimento
Secretário de Administração (Sead), Samuel Nascimento

“Esse é um programa de aprendizagem profissional que busca selecionar jovens de 14 a 21 anos pra trabalharem de carteira assinada dentro da administração pública. É um projeto realmente inovador que o governador Rafael abraçou com o intuito de apoiar também o serviço público no processo de transformação digital. A gente tá tentando fazer a geração que já vive no digital desde a primeira infância e essa geração a gente quer trazer pra dentro da administração publica pra agregar com a experiência do servidor público que tá a mais tempo”, informou Nascimento.

Os jovens aprovados receberão salário será de R$ 720 e as vagas serão destinadas apenas para Teresina nesse momento inicial, segundo o secretário da administração. Os candidatos serão distribuídos nas secretarias estaduais, de acordo com as necessidades de cada uma. O programa tem como objetivo proporcionar a promoção da formação técnica e profissional de adolescentes e jovens, desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas. Todos terão acompanhamento. 

“Não é meramente contratar esses jovens, tem que ter toda uma supervisão do conhecimento que esse jovem vai ter acesso, do acompanhamento psicológico também, um acompanhamento em que ele tenha de fato uma tutoria ali, tenha uma equipe que está vinculada à escola de governo da Sead. E a gente quer trazer esses 400 jovens, mas também acompanhar a formação deles. Então, um dos critérios é que eles sejam jovens matriculados na rede pública de ensino e que tenham um perfil social que de fato gere um impacto econômico naquela família. Então, esse jovem vai passar a ter carteira assinada, 13°, férias e também vai ter um acompanhamento de aprendizagem. Dos cinco dias da semana um dia é 100% voltado a capacitação. Os outros quatro dias ele está na luta diária ali com servidor e nos setores de atendimento. A ideia é essa. 400 jovens espalhados em diversos jovens, principalmente o que tem contato direto com a população. Os espaços da cidadania, as salas da cidadania. Nessa primeira faze apenas em Teresina", detalhou o secretário.

As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (18) de forma virtual, por meio do aplicativo Gov.pi Cidadão, onde o candidato precisa preencher o questionário socioeconômico e anexar os documentos comprobatórios. Poderão ser admitidos no programa os jovens que estejam cursando, no mínimo, o 5º ano do ensino fundamental ou o ensino médio, na rede pública estadual de ensino. 

Serão 20 horas semanais de jornada de trabalho divididas em quatro horas diárias de atividades teóricas e práticas, simultâneas ou não. O horário de expediente do aprendiz sempre vai respeitar os compromissos escolares.

O Gov.pi Cidadão está disponível como aplicativo para download nos sistemas iOS, por meio da AppStore e, para Android, na PlayStore. O acesso também pode ser feito pelo site pidigital.pi.gov.br. Todas as informações e edital do processo seletivo estarão disponíveis no site jovempiaui.org.br

Comente