Piauí anuncia maior pacote de qualificação da história com 83 mil novas vagas
Programa 'Mais Formação, Mais Renda' prevê cursos e novos campi para ampliar renda e oportunidadesO governador Rafael Fonteles oficializou, nesta segunda-feira (24/11), no Palácio de Karnak, o Programa Mais Formação, Mais Renda, iniciativa que passa a ser tratada como o maior investimento em qualificação já feito no Piauí. O pacote prevê mais de 83 mil vagas até 2030, distribuídas em cursos profissionalizantes, técnicos, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Somados, os investimentos ultrapassam R$ 750 milhões.
As novas oportunidades se concentram em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, como Logística, Energias Renováveis, Agro, Tecnologia, Inovação, Turismo e Serviços. A execução será integrada a universidades públicas, centros de pesquisa, instituições de tecnologia, órgãos de fomento e ao Sistema S, formando uma rede voltada para preparar jovens e trabalhadores para o mercado.
Ao lançar o programa, Rafael Fonteles reforçou que a expansão não será apenas quantitativa, mas conectada às demandas reais da economia. “A ideia é fazer a maior expansão dos cursos de formação para o povo piauiense. Sempre vinculando esse aumento de vagas às reais oportunidades de trabalho, para que essa formação represente mais renda e a gente tenha a educação como importante papel no fortalecimento das rendas das famílias piauienses”, destacou.
O secretário Washington Bandeira acrescentou que a iniciativa busca ampliar o acesso à formação técnica e superior em setores prioritários. “Estamos ampliando o número de vagas nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, conectando essa oferta às demandas do mercado de trabalho. As áreas prioritárias são agro, energias renováveis, tecnologia, economia criativa, saúde e turismo. É mais qualificação, mais oportunidades e mais renda para o povo do Piauí”, afirmou.
A expansão da oferta inclui ainda a criação de novos campi entre 2026 e 2027. A Uespi terá unidades em Barras, Paulistana, União e Valença. O IFPI abrirá novos campi em Altos, Barras, Esperantina e Luzilândia, enquanto o PIT – Piauí Instituto de Tecnologia, estará presente em quase 20 municípios, reforçando sua interiorização.