Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Uespi promove I Congresso Regional de Linguagem, Literatura e Ensino de Inglês

Evento reúne pesquisadores, docentes e alunos para debater ensino, literatura e formação crítica
Redação

Foi iniciado, nesta segunda-feira (17), o I Congresso Regional de Linguagem, Literatura e Ensino de Língua Inglesa (CRLLEI), uma iniciativa do curso de Letras/Inglês da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Torquato Neto. Realizada no auditório do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Uespi, a atividade reúne pesquisadores, professores e estudantes para discutir temas essenciais ao ensino, à literatura e à formação crítica em língua inglesa. O evento segue até 19 de novembro, com programações também na sala 2 do CCHL.

A programação reúne palestras, minicursos, apresentações orais de trabalhos e uma mostra cultural, integrando ensino, pesquisa e extensão. Entre os temas discutidos, estão: ensino e aprendizagem de língua inglesa, multimodalidade e letramentos, decolonialidade, literatura anglófona e crítica literária, além de outros assuntos propostos pelos acadêmicos.

O professor Dr. Adriano de Alcântara Oliveira Sousa, docente do curso e organizador do congresso, destacou os desafios de realizar a primeira edição do evento. “Desafios são muitos, porque a gente tem que mobilizar os alunos, incentivar que tragam os trabalhos que preparam e movimentar a universidade com a presença dos palestrantes. Espero que seja um excelente evento, que todos aproveitem, aprendam e produzam conhecimento. Essa é a nossa principal missão”, afirmou. Ele também detalhou os eixos das discussões. “Na palestra de abertura, trabalhamos com literatura anglófona, com foco em teoria crítica e Shakespeare. Já na palestra de encerramento, teremos linguística aplicada, discutindo formação de professores, aquisição de língua estrangeira, teoria crítica e decolonialidade”.

Para os alunos que ajudaram a construir o congresso, o momento representa um marco histórico para o curso. A estudante Yasmin Maria Nascimento Brito, do 7º período, relatou o processo de organização. “Foi bem desafiador. É o primeiro congresso do curso dentro da Uespi, organizado pelo professor Adriano e por nós, estudantes. Não tínhamos uma base, então todas as ideias foram surgindo e se juntando até formar o congresso que temos agora”, contou. Ela também destacou o impacto da iniciativa para a comunidade acadêmica. “É importante, porque fica algo mais próximo. Muitos congressos são fora, com custos de viagem e hospedagem. Aqui na Uespi, temos oportunidade de apresentar trabalhos, conhecer novas pessoas e viver novas experiências, tudo dentro do nosso alcance”.

Entre os palestrantes convidados, está o professor Dr. Jivago Araújo, do campus de Piripiri, que integra a mesa de literatura anglófona. Ele ressaltou a relevância de compartilhar pesquisas com um público mais amplo. “É muito interessante, porque temos a oportunidade de fazer as ideias desenvolvidas nas pesquisas e extensões circularem para além da sala de aula. Houve boa adesão do público e hoje vamos debater literatura anglófona”, disse. Sobre sua fala específica, ele explicou: “Vou tratar do tema da tragédia, recorrente nos estudos de língua inglesa. A tragédia mobiliza conceitos como destino, sofrimento, cultura, indivíduo, dor e luto. Vamos discutir essas ideias e oferecer aos alunos uma visão mais específica sobre a tragédia inglesa renascentista”.

A aluna Dália Melo, do 6º período, que apresentou trabalho no evento, ressaltou o quanto a experiência amplia a formação acadêmica. “Ter esse tipo de evento na universidade tira a gente da zona apenas da sala de aula. Podemos ouvir outros professores falando sobre literatura, sobre perspectivas do nosso futuro como docentes. Apresentar nossos trabalhos também motiva outros estudantes a encontrarem áreas de pesquisa e atuação”, destacou.