Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Abertura das Paralimpíadas Escolares 2025 será nesta sexta em Teresina

Evento será aberto às 19h30, no Hotel Cajuína Sul, com participação de 20 municípios
Redação

A abertura das Paralimpíadas Escolares Piauienses 2025 será realizada, nesta sexta-feira (11/07), às 19h30, no Hotel Cajuína Sul, em Teresina. O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com as secretarias da Educação (Seduc) e Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

Foto: Ascom SesepiAbertura das Paralimpíadas Escolares 2025 será nesta sexta em Teresina
Abertura das Paralimpíadas Escolares 2025 será nesta sexta em Teresina

A etapa estadual das Paralimpíadas Escolares é realizada anualmente e, a partir de 2023, fazem parte dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), com a participação de estudantes na faixa etária de 11 a 17 anos, com matrículas regulares em escolas públicas, municipais e estaduais de todo o estado. Como também, de alunos de escolas particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Em, 2023, o Piauí fez história, levando pela primeira vez uma delegação para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, com 37 membros (12 da comissão técnica e 25 atletas). No primeiro ano, os atletas piauienses disputaram nas modalidades atletismo e natação. Os classificados participaram da etapa nacional, conquistando três medalhas, sendo dois ouros e um bronze.

No ano seguinte (2024), a equipe piauiense foi formada por 105 pessoas (36 do staff e 79 atletas) de 20 escolas de 13 municípios do estado. Os atletas competiram nas modalidades atletismo, natação, bocha e parabadminton. Conquistando cinco medalhas na etapa nacional, sendo um ouro, duas pratas e dois bronzes.

Foto: Ascom SesepiAbertura das Paralimpíadas Escolares 2025 será nesta sexta em Teresina
Abertura das Paralimpíadas Escolares 2025 será nesta sexta em Teresina

Em 2025, o Piauí segue aumentando o número de modalidades da qual participa. Agora, cinco modalidades terão a participação dos piauienses: atletismo, natação, bocha, parabadminton e, pela primeira vez, o tênis de mesa; com expectativa de trazer na bagagem um maior número de medalhas de São Paulo, onde acontecerá as Paralimpíadas escolares nacionais.

Neste ano, a delegação piauiense será composta de 183 membros. Desses, 46 são da comissão técnica e 137 atletas, vindos de 72 escolas de 20 cidades. Serão 110 atletas no atletismo, 15 no tênis de mesa, 8 da natação, 5 parabadminton e um na bocha.

“Em três anos de gestão, a Secepi passou de 37 para 137 atletas disputando nas paralimpíadas. Um aumento expressivo de aproximadamente 448% no número de atletas piauienses disputando vaga no maior evento escolar paraolímpico do país. São oportunidades que o Governo do Estado oferece para beneficiar a vida dos atletas, fazendo diferença também na família e na comunidade”, destacou a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.

Foto: Ascom SesepiAbertura das Paralimpíadas Escolares 2025 será nesta sexta em Teresina
Abertura das Paralimpíadas Escolares 2025 será nesta sexta em Teresina

“As Paralimpíadas Escolares são a prova de que a educação pública do Piauí é, de fato, para todos. Em parceria com a Secepi e a Seid, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e com o protagonismo dos nossos estudantes. Sejam nas pistas, nas quadras ou nas arenas, acreditamos no potencial de cada um deles”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Já o secretário da Seid, Mauro Eduardo, afirmou que “esse é um momento importante e de inclusão das pessoas com deficiência no esporte paralímpico. E já começamos a colher frutos positivos. Como é o caso aluno João Pedro, que se tornou campeão mundial de atletismo. Sabemos a importância do esporte na vida das pessoas com deficiência como instrumento de reabilitação e de inclusão”.

Comente