Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Clima em Brasília é risco para rendimento de Palmeiras e Vasco, diz especialista

A poluição no ar aumentou em 350 vezes devido às queimadas no Parque Nacional de Brasília

Os jogadores do Vasco e Palmeiras terão que lidar com a poluição causada pelas queimadas no jogo deste domingo (22/09) no Estádio Mané Garrincha. Conforme alerta o técnico Carlinhos Neves, as condições climáticas em Brasília, vão impactar o rendimento físico e cognitivo dos atletas, exigindo um esforço maior e provocando fadiga precoce.

A poluição no ar aumentou em 350 vezes devido às queimadas no Parque Nacional de Brasília, tornando o ambiente insalubre para a prática de esportes de alto rendimento. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas podem chegar a 32°C, com baixa umidade, tornando a respiração ainda mais difícil.

Filipe Viegas de Arruda, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), reforça que essa qualidade do ar é prejudicial para qualquer atividade física ao ar livre, especialmente esportes intensos como o futebol. Ele alerta que tanto jogadores quanto torcedores devem estar atentos aos sinais de mal-estar e procurar ajuda médica, se necessário.

Foto: Anderson Romão/AGIFClima em Brasília é risco para rendimento de Palmeiras e Vasco
Clima em Brasília é risco para rendimento de Palmeiras e Vasco

Para reduzir os impactos, o Palmeiras monitora o sistema imunológico dos jogadores, utilizando suplementação e vitaminas para proteger as vias respiratórias, que ficam mais vulneráveis a infecções em ambientes com baixa umidade e alta poluição.

(Com informações de Lance!)

Comente