Com mais duas especiais, campeões do Piauí Rally Cup são definidos em dia de prova
Premiação dos campeões piauienses de rally de velocidade acontecerá no mês de dezembroVelocidade e adrenalina definiram os dois dias de competição do Piauí Rally Cup 2025, que aconteceu neste sábado e domingo, 1º e 2 de novembro, na Usina Comvap, zona Rural de União, região Norte do Estado. O circuito de 61 Km definiu também os campeões do Campeonato Piauiense de Rally de Velocidade nas modalidades Motos, Quadriciclos e UTVs.
O presidente da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), Zenardo Maia, informa que a premiação dos campeões piauienses de rally de velocidade acontecerá no mês de dezembro, juntamente à festa de premiação das demais modalidades da entidade, como o Piauiense de Regularidade.
O diretor geral do evento, Landerson Carvalho disse que o feedback do rally foi muito positivo. “Começamos com um trabalho social uma semana antes na Fazenda Meruoca e depois tivemos os dias de competição. A gente contou com a estrutura de resgate, porque são veículos que chegam a velocidades altas, são competidores que já são preparados, que correm com todo o equipamento de segurança, mas, além disso, a gente tem a nossa própria estrutura”, disse Landerson.
O piauiense Lauro Rodolpho Lopes foi o mais veloz nas motos em todas as especiais, sagrando-se campeão do Piauí Rally Cup e, ainda, campeão Piauiense de Rally de Velocidade. O piloto da Gas Gas corre na categoria RX1 e diz que a cada dia a pista apresentava uma surpresa diferente.
“A prova foi fantástica. O mais gostoso foi que cada volta foi uma surpresa diferente. Foi muito gratificante ganhar essa prova e ainda o título do Piauiense. A gente investe, treina, faz academia, bike, faz a preparação psicológica e sempre quando vem a vitória é gratificante”, afirma Lauro.
Adilson Kilka, diretor de rally da Confederação Brasileira do Motociclismo, fez uma avaliação positiva da prova que, segundo ele, surpreendeu pela estrutura, organização, investimento, pelos detalhes de segurança e no retorno de mídia junto à imprensa. “Então, só a parte plástica já é surpreendente e a parte técnica e a esportiva são perfeitas, exploram o melhor possível dentro da região onde está passando e o piloto e máquina podem ser testados”, disse.
Nos 4x4, quem ficou na primeira colocação geral nos dois dias de prova foi a dupla de Fronteiras (PI), João Gutemberg, piloto e Samires Batista, pela primeira vez na navegação em um rally. “A pista estava muito boa, com trecho de areia, pedra e com a chuva foi excelente”, disse o piloto. Em segundo, venceu o piloto piauiense Izaac Aguiar.
Nos quadriciclos, o campeão do PRC com o acumulado de menor tempo na prova foi Jefferson Nobre, de Fortaleza. Já o campeão Piauiense dos quadris, no acumulado por pontos é Giovani Castro, também de Fortaleza. “A gente fez uma prova excelente, a minha primeira vez aqui no Piauí e gostei muito da prova, desafiadora”, disse Jeferson. “É uma prova realmente bem puxada. Sou acostumado a fazer bajas, mas é geralmente uma prova de até 30 km, essa foi o dobro, foi 60. Então realmente puxou muito do físico, mas deu quase tudo certo, avalia Giovani Castro.
Nos UTVs, o campeão do PRC com o acumulado de menor tempo foi o piloto Leonardo Beleza, categoria Pro, de Fortaleza (CE). O segundo lugar ficou a dupla Diogo Mesquita e Artur Carvalho, categoria Dupla Pro.
Todos os resultados das especiais e acumulados do Piauí Rally Cup estão disponíveis neste link da empresa de apuração Cronosat: https://satcron.com.br/novo/2025/2530-piaui.html.