Fazenda Meruoca, em União, recebe o 2º dia de prova geral do Piauí Rally Cup
Competição reúne corredores de todo o Brasil e marca a força do esporteO ronco dos motores ecoou forte na Fazenda Meruoca, em União, neste sábado (01/11), marcando o Segundo Dia de Prova Geral do Piauí Rally Cup 2025. Considerada uma das maiores e mais aguardadas competições off-road do Nordeste, o evento, organizado pela Federação de Motociclismo do Piauí (FMP) e pela Federação de Automobilismo do Estado do Piauí (FAEPI), reuniu pilotos, equipes e entusiastas em um ambiente de pura adrenalina e expectativa.
A etapa, que acontece integralmente no município de União, promete levar os competidores ao limite. Segundo o diretor geral do evento, Landerson Carvalho, a cautela é a palavra de ordem, apesar da vontade de acelerar:
"Agora os pilotos nesse momento estão fazendo uma volta de reconhecimento. São 62 quilômetros, cada piloto vai ter um direito de fazer, já pra entender como é que é o percurso e poder acelerar forte e mais concentrado, né, na largada que vai acontecer logo mais. São cinco voltas, uma bateria... são 63 quilômetros, então em um dia hoje, no sábado, vão percorrer 189 quilômetros e amanhã 126 quilômetros. Então tem que zelar um pouquinho a máquina. A gente está com a equipe de apoio, de resgate. Também temos médicos, temos paramédicos, enfermeiros, caso aconteça alguma coisa", destacou ao Conecta Piauí.
O formato da prova, que Landerson descreveu como um circuito de 63 km a ser percorrido múltiplas vezes, exige não só velocidade, mas também muita resistência e estratégia. Os competidores reconhecem o alto nível de exigência do circuito piauiense. O campeão recente do Rally dos Sertões na UTV2, Leonardo Beleza, destacou a necessidade de equilíbrio.
"Eu venho correndo um rally desde 2017 e tenho alguns títulos. O último mais recente foi o Rally dos Sertões, na UTV2 eu fui campeão. E a expectativa para cá acredito que seja acelerar muito com cautela. Porque a gente tem que terminar aqui, né? E é um mini cross-count aqui. É uma prova que acredito que vai ter muito desafio pela frente e tem que ter muita resistência."
A família Beleza traz a tradição no DNA. Ribamar Beleza relembrou o início no esporte: "Rali eu comecei com o Troller... há uns 25 anos mais ou menos atrás. E aí agora vem de geração para geração, isso aqui já tá na via, tá na veia, o Rafael."
E o futuro parece garantido com Raphael Beleza, filho de Ribamar, que, questionado sobre sua preferência, não hesitou: "De moto rali, de UTV. De UTV, né, tem que seguir os passos do pai, né? Tem que ser."
A experiência do cearense Fábio Machado Varela só confirmou a reputação do evento. "O que a gente tem visto desde ontem do prólogo é um show de organização, uma estrutura, o pessoal estava vindo assim realmente com vontade de fazer a competição crescer a cada ano. Acho que a prova disso foi esse grande número de competidores de todos os estados."
A paixão pelo rally não se restringe aos veteranos. O corredor Jaime Pires, que recentemente encerrou o Campeonato Brasileiro com o Rally dos Sertões, expressou otimismo: "Viemos para cá para participar aqui. A expectativa é muito boa, que possamos fazer uma prova rápida e tudo decente aí, se Deus quiser."
Com 189 quilômetros de trilhas no sábado e mais 126 km no domingo, o Piauí Rally Cup 2025 promete um final de semana inesquecível de velocidade e superação, consolidando seu lugar de destaque no cenário off-road nacional.