Piauiense conquista três medalhas para o Brasil no Sul-Americano de tênis de mesa
Israel tem o apoio do Governo do Estado, por meio do programa Bolsa AtletaO jovem mesatenista piauiense Israel Júnior teve uma estreia internacional de destaque no Campeonato Sul-Americano Sub-13 de Tênis de Mesa, ocorrida em Cuenca, no Equador. Em sua primeira competição fora do país, o atleta conquistou duas medalhas de bronze e uma de prata. Israel tem o apoio do Governo do Estado, por meio do programa Bolsa Atleta, da Secretaria dos Esportes (Secepi).
A experiência internacional de Israel Júnior com a seleção brasileira de base veio depois da classificação conquistada pelo atleta ao ganhar o ouro na Seletiva Nacional Olímpica e Paralímpica da Seleção Brasileira, disputada no mês de março, em São Paulo.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Nos últimos dois anos, ele se destacou nas principais competições escolares do Brasil, vencendo os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) na modalidade, em sua categoria, o que garantiu sua ascensão no esporte.

“Estamos muito felizes com o desempenho do Israel. Ele é um talento promissor do nosso Estado e tem todo o suporte do Bolsa Atleta para seguir evoluindo e representando bem o Piauí e o Brasil. Essa é a primeira de muitas conquistas que virão”, destacou a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.
Na sua estreia defendendo o país, Israel Júnior conquistou também uma avaliação positiva e promissora do técnico da seleção brasileira de tênis de mesa, Willian Kumaki, que elogiou o trabalho realizado pelo técnico do atleta, Jânio Dias.
“O Israel é um menino diferenciado. Ele tem muito talento, é uma mão muito boa, canhoto. E não fica com medo e nem receio de jogar. Pelo contrário, ele joga aqui como se ele tivesse jogando aí na cidade de vocês e isso é bem legal, ele sabe muito. Tem muita personalidade e fez uma campanha muito boa aqui com o Brasil, conquistou três medalhas. Um ótimo primeiro campeonato Internacional dele, está de parabéns”, disse Kumaki.
O treinador de Israel em Oeiras comemorou a conquista do jovem e destacou o crescimento técnico do atleta. “O Israel foi campeão brasileiro pela seletiva, treinou um mês em São Paulo e estava bem preparado para esse torneio. Apesar do pouco tempo, ele fez um treinamento muito bem feito para o individual e para a dupla. Ficamos um pouco triste porque ele perdeu o individual, mas muito felizes com o resultado final que ele conseguiu”, disse Jânio Dias.
O presidente da Federação Piauiense de Tênis de Mesa, Jardel Ribeiro, também comentou sobre a performance do mesatenistal. “É muito bom conquistar três medalhas, de bronze e prata, mas com gostinho de ouro. Por muito pouco o Israel não trouxe o ouro. Mas a participação dele foi brilhante, estamos muito felizes. Agora vamos continuar o investimento, pois ele tem chances reais de chegar à seleção principal e a uma olimpíada. Ele tem foco e disciplina, é um garoto muito especial”, disse.
Com a experiência adquirida no Sul-Americano Sub-13, Israel Júnior segue focado em novos desafios. O jovem mesatenista já mira as próximas competições nacionais e internacionais, com o objetivo de continuar sua trajetória de sucesso e consolidar seu nome no tênis de mesa brasileiro.