Piauienses alcançam pódio em competição nacional de xadrez realizada em Teresina
O evento acontece em um hotel da capital e reúne cerca de 150 crianças de até 12 anosNesta quinta-feira (1º) o Festival Nacional da Criança – FENAC, uma das mais importantes competições de xadrez de base do Brasil consagrou mais jovens talentos piauienses. Pela primeira vez realizado no Piauí, o evento reúne cerca de 150 crianças de até 12 anos, de diversas partes do país, no Blue Tree Towers Rio Poty, no Centro Norte da capital.
A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) em parceria com a Federação Piauiense de Xadrez (FPIX), com patrocínio do Governo do Estado por meio de emenda parlamentar do deputado Fábio Novo. A escolha de Teresina como sede levou em conta os esforços da FPIX na disseminação do esporte no estado.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O destaque da abertura da competição ficou por conta do jovem piauiense Lucas Lima, que se sagrou vice-campeão da categoria sub-12, no ritmo rápido. Lucas brilhou nas partidas e chegou muito perto de conquistar o título nacional — só não levou o troféu de campeão por conta dos critérios de desempate aplicados na competição. Além de Lucas, Lara Lima também sangrou-se campeã da catgeoria sub-6.

"A Federação Piauiense de Xadrez está de parabéns por ter conseguido trazer para o Piauí, pela primeira vez, essa importante competição nacional, que é o FENAC 2025. E nessa competição, que aconteceu aqui em Teresina, no Rio Poty Hotel, o jovem piauiense Lucas Lima sagrou-se vice-campeão brasileiro no ritmo rápido. Uma conquista importante para o xadrez piauiense, que, nos últimos anos, tem se destacado no cenário nacional com conquistas relevantes", destacou Luís Carlos Sales, presidente da Federação Piauiense de Xadrez.
Durante o festival, que vai até o dia 4 de maio, serão disputadas partidas nas modalidades Blitz, Rápido e Clássico. Os vencedores das categorias Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12, masculino e feminino, garantirão vaga para representar o Brasil em campeonatos Sul-Americanos, Pan-Americanos e Mundiais.

O FENAC já revelou grandes talentos do xadrez brasileiro. Um dos exemplos é o Grande Mestre Internacional Rafael Leitão, que iniciou sua trajetória de conquistas vencendo o festival nas categorias Sub-10 e Sub-12, chegando a ser campeão mundial.
A cerimônia de premiação acontece no dia 4 de maio, às 19h30. O torneio está sendo transmitido ao vivo pelo canal da Federação Piauiense de Xadrez no YouTube e conta com representantes de pelo menos 20 estados brasileiros. A expectativa de público gira em torno de 300 pessoas, entre competidores, treinadores, pais e equipe técnica.