Humorista piauiense pode pagar R$ 200 mil por danos morais à população LGBTQIAP+
O pedido se baseia na divulgação de vídeos na conta do Instagram do humoristaO Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, ajuizou ação civil pública no dia seis de julho solicitando a condenação do humorista George Augusto de Carvalho por danos morais coletivos causados à população LGBTQIAP+. O valor mínimo requerido na ação é de R$ 200 mil.
Segundo a promotora de Justiça Myrian Lago, o pedido se baseia na divulgação de vídeos na conta do Instagram do humorista, nos quais são veiculados discursos de ódio e intolerância contra a comunidade LGBTQIAP+.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

“Em um dos vídeos, o humorista associa pessoas LGBTs a excrementos. Em outros vídeos, queima bandeiras de arco-íris, símbolo histórico do movimento LGBTQIAP+. Entre as falas dele, são mencionadas frases como ‘Homossexualismo é errado’; ‘Bandeira colorida LGBT, movimento nojento’; ‘Homossexualismo é uma doença, uma aberração da natureza’; ‘Não é questão de preconceito, é apenas minha opinião, fogo nas bandeirinhas coloridas’; entre outros”, explica a representante do MP.
Myrian Lago ressalta que tais ações e declarações problemáticas do humorista representam um verdadeiro ataque à população LGBTQIAP+, configurando discurso de ódio e violando princípios constitucionais, como a dignidade humana, a defesa de grupos vulneráveis, a igualdade de tratamento, o combate à homofobia e a repressão de condutas discriminatórias.
Caso seja condenado, o valor pago pelo humorista será destinado ao Fundo de Incentivo à Cultura do Estado do Piauí.