Após chorar por falta de água, prefeito pode cancelar show da Calcinha Preta
O prefeito de Fartura do Piauí, Orlando Costa (PT), chorou ao participar de uma entrevistaA 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, por meio da Promotora de Justiça Gabriela Almeida de Santana, expediu Recomendação ao Município de Fartura do Piauí para que seja cancelado o show da banda “Calcinha Preta”, anunciado para o dia 30 de abril de 2025, em comemoração ao aniversário da cidade.
A contratação do evento foi amplamente divulgada na mídia local, gerando preocupação diante do atual contexto enfrentado pelo município. A promotora de Justiça Gabriela Almeida explicou que Fartura do Piauí atravessa sérias dificuldades na prestação de serviços públicos essenciais, situação que tem motivado a tramitação de diversos procedimentos extrajudiciais na Promotoria, voltados à implementação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida da população.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

O documento aponta que o Governo do Estado do Piauí, por meio do Decreto nº 23.699, de 2 de abril de 2025, reconheceu a situação de emergência em 129 municípios atingidos pela seca, incluindo o Município de Fartura do Piauí. “O próprio prefeito, em entrevista veiculada pela imprensa local, reconheceu os graves impactos da estiagem, relatando que os reservatórios de água estão completamente secos e que os pequenos agricultores perderam toda a produção agrícola”, relatou a promotora
Diante desse cenário, foi recomendada a suspensão da contratação da banda “Calcinha Preta” ou de qualquer outra atração que represente elevado gasto aos cofres municipais. Além disso, sugeriu que sejam tomadas as providências necessárias para a devolução aos cofres municipais de eventuais pagamentos já realizados aos referidos artistas.
Gabriela Almeida informou, ainda, que recomendações semelhantes serão replicadas aos demais municípios abrangidos pela 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, os quais integram o território Serra da Capivara e também estão em situação de emergência, sendo todos municípios de pequeno porte e com demandas sociais urgentes.