Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

MPPI realiza audiência pública sobre deficiências na área da Saúde em Teresina

O presidente da Fundação Municipal da Saúde apresentou um relatório para as autoridades

A audiência pública para debater deficiências e inadequações vivenciadas na rede pública de saúde de atribuição da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), ocorreu nesta sexta-feira (15/03), na sede do Ministério Público do Piauí. As discussões tiveram enfoque na prestação de serviços, estrutura física, falta de materiais, medicamentos e insumos na saúde de Teresina, de atribuição da FMS. 

Foto:Tiago Moura/Conecta Piauí Ministério Público do Estado do Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí

Desde o início do ano, está ocorrendo em cenário crítico os débitos financeiros com fornecedores de alimentos, medicamentos e materiais médico-hospitalares, serviços de manutenção predial e contrato da SERVIFAZ. Além do atraso no repasse financeiro (receitas vinculadas) para hospitais, débitos com a Equatorial, fornecedor de gases medicinais, atraso no piso de enfermagem de hospitais e clínicas. 

Foto: Tiago Moura/ Conecta PiauíRenato Leal, diretor do simepi
Renato Leal, diretor do simepi

O diretor do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), Renato Leal, informou que não havia nenhum planejamento na saúde de Teresina por quase três anos.

“A prefeitura passou praticamente três anos sem nenhum planejamento, Ítalo falou que não sabia quais eram as receitas e nem como era que estavam sendo feitos os gastos. E o que a gente viu foi o desabastecimento de tudo, principalmente de medicamentos e a manutenção dos hospitais, nós vimos que um pegou fogo, o outro quando chovia alagava tudo e essa era a situação. Como é que um prefeito passa três anos sem nenhum planejamento na área da saúde?”, disse Renato.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíMinistério Público do Estado do Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Taboca do Pau Ferrado, está fechada desde setembro de 2023, mas segundo o relatório as obras já foram iniciadas. O Dr. Ítalo Costa, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, apresentou o relatório de ações executadas, que estão sendo realizadas e planejadas em ações a curto, médio e longo prazo.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíDr. Ítalo Costa, presidente da FMS
Dr. Ítalo Costa, presidente da FMS

“Sobre os consultores odontológicos, houve o retorno da empresa responsável pela manutenção dos equipamentos, já estão acontecendo reparos estruturais que estão no cronograma e sobre a pendência de entrega dos insumos aos fornecedores, a gerente de atenção de farmácia, que é responsável por isso, sinalizou positivamente que quase a totalidade está sendo entregue na próxima semana dos insumos da odontologia. Na tecnologia de informação, houve o retorno dos serviços de manutenção dos computadores e impressoras”, disse o presidente.

O conselheiro de saúde e diretor do sindicato de saúde e previdência social, Inácio Schuck, comenta que a expectativa é de melhoria. 

“Esta sendo apresentando alternativas de gestão, no campo do que era o caos. Então, de certa forma, nós temos a perspectiva de que há a possibilidade de melhoria”, disse Inácio.

Foto: Tiago Moura/ Conecta PiauíInácio Schuck
Inácio Schuck

Tópicos

Comente