Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Arquidiocese de Teresina inicia Quaresma com celebração de Cinzas

Dom Juarez Marques presidirá Santa Missa às 7h30, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores
Redação

A Igreja Católica em Teresina se prepara para vivenciar o início do período quaresmal com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, que neste ano ocorre no dia 18 de fevereiro. Este é um tempo litúrgico de 40 dias dedicado à reflexão, ao arrependimento e à preparação espiritual para a grande festa da Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.

Na quarta-feira (18/02), o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, presidirá a Santa Missa às 7h30, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores. A missa terá como um dos momentos mais significativos a imposição das cinzas nos fiéis, que simbolizam a penitência e a conversão. As cinzas são obtidas a partir da queima dos ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior.

Para o padre Anderson Fábio, o significado deste dia vai além de um simples rito. Ele explica que as cinzas funcionam como um despertar para a realidade humana. "O significado da Quarta-feira de Cinzas é como se fosse um espelho que traduz a nossa fragilidade, recordando que somos pó e ao pó retornaremos, mas também é uma oportunidade para encontrar nossa força. É um convite a olhar para dentro de nós mesmos e reconhecer o tempo de arrependimento", afirma o sacerdote.

Sobre o gesto de marcar a testa dos fiéis, o padre destaca que o simbolismo carrega uma mensagem de ação e esperança. "A imposição das cinzas é um sinal de que não somos apenas pó e matéria, mas pó em movimento. Somos pó com capacidade de amar, de sermos melhores e de agir", pontua, citando exemplos bíblicos de figuras como Jó, Daniel e os ninivitas, que usaram as cinzas como sinal de humildade diante de Deus.

A Quaresma é inspirada nos 40 dias em que Jesus esteve no deserto, enfrentando tentações e fortalecendo sua missão. Segundo padre Anderson, este período deve ser visto como um "deserto pessoal e espiritual", um momento de esvaziamento para que o cristão se abra ao que realmente importa: o amor a Deus e ao próximo.

Para viver este tempo com profundidade, a Igreja recomenda três pilares fundamentais que norteiam a caminhada cristã: a oração, que estabelece um diálogo constante com o Criador; o jejum, como um exercício de disciplina espiritual; e a caridade, que se traduz no gesto concreto de amor e cuidado com o irmão.

Diferente de uma mudança apenas externa, o período quaresmal deve ser vivido em busca de uma transformação interior. "O católico deve viver a Quaresma como tempo de conversão que inicia de dentro para fora, pois foi dessa forma que Jesus nos ensinou: 'O que sai da boca, vem do coração, e isso é que torna alguém impuro' Mt 15,18)", reforça o padre Anderson Fábio.

Celebrações nas Paróquias
Além da missa na Catedral com o arcebispo, as paróquias e comunidades que compõem a Arquidiocese de Teresina realizarão celebrações em horários diversos ao longo de toda a quarta-feira (18), facilitando a participação dos fiéis em todas as foranias da cidade e dos municípios vizinhos.