Boletim: CPRM emite alerta para rios Marathaoan e Longá no Piauí
O alerta foi divulgado após a cota do rio Marathaoan, em Barras, atingir o nível de alertaO Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) emitiu, nesta terça-feira (18), um boletim extraordinário do Sistema de Alerta Hidrológico do Parnaíba (SAH/Parnaíba) devido ao aumento dos níveis dos rios na região. O alerta foi divulgado após a cota do rio Marathaoan, em Barras, atingir o nível de alerta, e a previsão de elevação do rio Longá, em Esperantina.
De acordo com o boletim, a precipitação acumulada na bacia foi de aproximadamente 66 mm nas últimas 24 horas, o que levou o rio Marathaoan a atingir 3,92 metros. No entanto, a previsão é de redução nas próximas horas, com estimativa de que o nível baixe para 3,82 metros, saindo da cota de alerta.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Já em Esperantina, o rio Longá registrou uma cota atual de 6,51 metros e deve continuar subindo nas próximas horas, podendo atingir 6,80 metros, mantendo-se em nível de alerta.

Situação em outras regiões
Barragem de Boa Esperança: A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) informou que a defluência da barragem está em torno de 400 m³/s, com volume útil de 63,79%.
Floriano/PI - Barão de Grajaú/MA: O rio Parnaíba está em 3,25 metros, abaixo da cota de atenção (5,50 metros), mantendo-se em normalidade.
Timon/MA - Teresina/PI: O nível atual do rio Parnaíba é de 3,16 metros, com previsão de elevação para 3,54 metros nas próximas oito horas, ainda dentro da normalidade.
Coelho Neto/MA: O rio Parnaíba está em 3,81 metros e deve manter um nível de 4,02 metros nas próximas oito horas, sem riscos até o momento.
Luzilândia/PI: A cota atual é de 3,08 metros, abaixo da cota de atenção (4,00 metros), com previsão de elevação para 3,18 metros em 12 horas.
Rio Poti: Na estação Fazenda Cantinho, a cota registrada foi de 2,21 metros.
Diante deste cenário, a CPRM recomenda que os órgãos de defesa civil e autoridades locais fiquem em estado de prontidão, especialmente nos municípios de Barras e Esperantina, onde os níveis dos rios demandam atenção. O monitoramento continuará sendo realizado e os dados podem ser acessados no site oficial do SGB/CPRM.
A previsão hidrológica baseia-se em modelos matemáticos e está sujeita a variações. Os dados utilizados são fornecidos pela Rede Hidrometeorológica Nacional, sob responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA) e operados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).