Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Centro Maria Imaculada é homenageado em sessão solene proposta por Draga Alana

Instituição é referência no atendimento e acolhimento de pessoas com hanseníase no Piauí

O Centro Maria Imaculada, referência no atendimento e acolhimento de pessoas com hanseníase no Piauí, foi homenageado em sessão solene na Câmara Municipal de Teresina (CMT), na manhã desta segunda-feira (29). A honraria foi proposta pelo vereador Draga Alana (PSD).

Foto: Heitor Carvalho/Conecta PiauíCentro Maria Imaculada é homenageado em sessão solene
Centro Maria Imaculada é homenageado em sessão solene

Em conversa com o Conecta Piauí, Draga Alana informou que destinou R$ 50 mil reais ao centro cirúrgico da instituição, para aprimorar o atendimento aos pacientes. Durante a sessão também foram destacados os desafios que o Centro enfrenta em relação a repasses públicos para manter o funcionamento pleno.

"Ressaltando aqui destinamos 50 mil reais para o Centro de Maria Imaculada, para o Centro cirúrgico para melhorar ali o atendimento a esses pacientes e como foi relatado aqui é uma doença ainda existe um preconceito muito grande e a importância dessa solenidade aqui é para a gente quebrar esses enigmas, quebrar esses preconceitos na sociedade que o paciente", afirmou.

Foto: Heitor Carvalho/Conecta PiauíVereador Draga Alana
Vereador Draga Alana

Outro dilema enfrentado pelas pessoas diagnosticadas com hanseníase, é o preconceito na sociedade. Stephanie Santos, coordenadora do Centro Maria Imaculada, avalia que, para cuidar da saúde mental dos pacientes, a casa oferece apoio psicológico e espaços de socialização.

"Infelizmente o estigma da hanseníase ainda é muito presente na sociedade, às vezes até pela própria família, ocorre a exclusão dessa pessoa, a perda da renda, acometida pelas sequelas. Então é importante esse acolhimento que o centro também oferece através de apoio psicológico, através de espaços de socialização, que são os nossos grupos, que a gente trabalha também esse impacto que o estigma traz na saúde mental das pessoas afetadas pela hanseníase", informou a coordenadora.

Foto: Heitor Carvalho/Conecta PiauíStephanie Santos, coordenadora do Centro Maria Imaculada
Stephanie Santos, coordenadora do Centro Maria Imaculada

Comente