Comunidades carentes de Teresina receberão oficinas de histórias em quadrinhos
O primeiro local a receber a atividade será o CETI Alberto MonteiroO ensino da arte das histórias em quadrinhos será levado para comunidades carentes de Teresina com a realização do 1º HQ Fest Periferia. O público-alvo é formado por estudantes das vilas Mocambinho I, II e III, a Vila São Francisco e Vila Firmino Filho, na zona Norte da cidade.

O HQ Fest Periferia foi contemplado no edital de chamamento público de Ações em Áreas Periféricas da secretaria de Cultura do Piauí.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Durante o projeto serão ministradas oficinas gratuitas de histórias em quadrinhos durante três sábados em escolas próximas as vilas, que são: Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Professor Felismino Freitas, no Escolão do Mocambinho e no CETI Deputado Alberto Monteiro.

O primeiro local a receber a atividade será o Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI) Alberto Monteiro, no dia 12 de abril. Os outros dois estão agendados para o mês de maio, no dia 24 no Escolão do Mocambinho, e no dia 31, no CETI Professor Felismino Freitas.
As oficinas e os ministrantes
As aulas acontecerão sempre aos sábados, das 8h às 12h, e das 14h às 17h. Haverá distribuição de lanches, material de desenho e revistas em quadrinhos de artistas piauienses aos participantes. Os ministrantes serão o quadrinista Bernardo Aurélio (HQs em geral) e o cartunista Jota A (HQs de humor). Os alunos poderão optar qual oficina prefere fazer.

“Considero eventos com esse muito importantes. São uma excelente oportunidade de evidenciar e estimular esses artistas que estão nas vilas e favelas e que não conseguem ir para os encontros de quadrinhos. Estimulá-los a produzir. Espero que possámos continuar nos próximos anos”, destacou Aurélio.
“Essas oficinas serão uma oportunidade de levar o ensino de quadrinhos para crianças e jovens que moram na periferia e principalmente que eles conheçam o trabalho dos artistas piauienses que fazem esse tipo de arte. Queremos que esses alunos leiam quadrinhos e tenham referências artísticas com os artistas do seu Estado”, diz o cartunista Jota A.
As histórias em quadrinhos produzidas durante a realização das oficinas serão impressas em uma revista. Esse material será distribuído a todos os participantes no encerramento do projeto, que acontecerá no Clube do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Parnaíba (Sitricom) localizado no Loteamento Mocambinho.
No encerramento do projeto os alunos e pessoas da comunidade receberão exemplares de quadrinhos.
Homenageado
Essa primeira edição do HQ Fest Periferia terá como homenageado o quadrinista e artista plástico Antônio Amaral, piauiense graduado em arte-educação pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Como artista plástico, sua obra já percorreu vários locais do país e do mundo, como Portugal, Itália e Alemanha. Também é criador da HQ Hipocampo, vencedora do Troféu HQ Mix de 2001 na categoria Revista Independente.

Mais informações:
Jota A: (86) 99975-2514