Confira as principais orientações para o Enem 2025 neste domingo
Horários, documentos, regras e tudo o que você precisa saber para o dia da provaNeste domingo (9), milhões de estudantes em todo o país farão o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As provas serão aplicadas das 13h30 às 19h, seguindo o horário de Brasília, e os portões estarão abertos das 12h às 13h.
Neste primeiro dia, os participantes responderão às questões de linguagens, ciências humanas e farão a redação. O Ministério da Educação (MEC) e o Inep divulgaram orientações importantes para evitar imprevistos.
Documentos – É obrigatório apresentar documento de identificação original com foto, como RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou documento digital nos aplicativos oficiais, como o gov.br.
Caneta – O exame deve ser feito com caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente. Participantes com atendimento especializado por autismo podem usar caneta colorida apenas para marcações no caderno de questões.
Objetos eletrônicos – Celulares e equipamentos eletrônicos devem estar desligados e guardados no envelope porta-objetos, que fica lacrado sob a carteira. Óculos escuros, bonés e outros itens pessoais também devem ser guardados.
Lanches – São permitidos, desde que vistoriados pelo chefe de sala. A embalagem não precisa ser transparente, mas garrafas digitais estão proibidas.
Declaração de comparecimento – O documento deve ser emitido e impresso pelo participante antes da prova, pela Página do Participante, e entregue ao chefe de sala.
Cartão de confirmação – Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão impresso, onde constam informações sobre o local de prova e possíveis atendimentos especiais.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, conferência climática da ONU que ocorrerá em Belém no mesmo período das provas regulares.