Piauí é pioneiro na recuperação em massa de celulares e delegado dá dicas
O Piauí é o primeiro estado do Brasil a chamar mais de 500 pessoas para prestar depoimentosMais de 500 pessoas foram intimadas para prestar depoimento em uma ação pioneira, realizada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí. A ação tem como objetivo recuperar aparelhos celulares oriundos de furtos e roubos em Teresina. O estado é pioneiro na recuperação em massa de celulares roubados ou furtados.
Leia mais:
577 pessoas são intimadas a depor sobre receptação de celulares roubados em THE
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Em entrevista ao Conecta Piauí,o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, explicou que existe uma sala com 20 policiais onde as pessoas são ouvidas e é realizada a apreensão dos aparelhos. Além disso, é exibido um vídeo educativo no qual é explicado que receptação é crime.

"Aqui nós temos uma sala com 20 estações de trabalho, contando com vinte policiais ouvindo e fazendo a apreensão destes aparelhos. Temos uma sala onde é exibido um vídeo mostrando que o roubo do celular está fomentando o latrocínio. Esperamos que após a exibição destes vídeos, essas pessoas saiam daqui com outro pensamento. A receptação é crime, e a pessoa que compra produto roubado, está cometendo um crime e vai responder",explicou.
Para as pessoas que foram intimadas e não comparecerem com o celular, será pedido um mandado de busca e apreensão em suas residências.

A ação foi planejada após uma análise de todos os boletins de ocorrência de roubo e furto de celulares registrados na capital, no período de janeiro a fevereiro de 2023. O tratamento dos dados possibilitou identificar os atuais possuidores dos aparelhos que, em regra, os adquiriram em locais ou lojas onde se comercializavam aparelhos de origem ilícita.
Quem tem um celular roubado ou furtado, se o aparelho estiver com a localização ativada, a recomendação da polícia é que ninguém deve usar o endereço informado pelo GPS do aparelho para agir por conta própria. É necessário registrar sempre um boletim de ocorrência. Só assim os órgãos oficiais poderão iniciar uma investigação.
O delegado também passou algumas orientações e dicas para essas situações. "A primeira providência é o bloqueio do equipamento, que impede o funcionamento tanto das ligações quanto do pacote de dados. Esse procedimento deve ser feito diretamente na operadora.
