Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Desumana, Águas de Teresina corta abastecimento até de quem está com a conta paga

Repercutiu na imprensa piauiense, recentemente, o corte ilegal do abastecimento

A empresa Águas de Teresina liderou, num levantamento do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MP-PI), a vice-liderança das empresas mais reclamadas do Piauí, perdendo apenas para a Equatorial, mas os péssimos serviços são praticamente iguais. Se não bastasse um serviço que não atende à demanda de uma capital, a Águas de Teresina cobra um valor que quase não cabe mais no bolso dos teresinenses. Pior que isso, é um eficiente serviço de corte de água que abrange até quem paga a conta em dia.

A empresa também é uma das líderes de reclamações do site Reclame Aqui, obtendo um total de mais de 500 reclamações e com uma reputação ‘ruim’.

Foto: Conecta PiauíÁguas de Teresina
Águas de Teresina

REPERCUSSÃO NA IMPRENSA
Repercutiu na imprensa piauiense, recentemente, que colaboradores da Águas de Teresina estão cortando o abastecimento de água até de quem está com a conta em dias.

A água é um elemento essencial para a manutenção da vida humana, mas para a Águas de Teresina, se você atrasar um mês da sua conta, já tem o direito de ter sua água cortada. Não importa se você perdeu o emprego, se suas prioridades de alimentação foram maiores, se alguém da sua família morreu, sempre vai ter alguém lá no dia certo para cortar sua água.

DIREITOS HUMANOS
“A falta dessa tem um impacto gigante na vida das pessoas, afetando sua saúde e seu desenvolvimento. Em 2010 a Organizações das Nações Unidas (ONU), reconheceu o direito à água limpa e segura como um direito humano essencial para se gozar plenamente da vida e de todos os demais direitos”, citam as referências, mas em Teresina isso não existe.

Demonstrando a desumanidade, a Águas de Teresina cortou a água até de quem estava com as contas pagas. O caso ganhou repercussão na imprensa local

A empresa Águas de Teresina é investigada pelo Ministério Público do Piauí por poluição ambiental. Uma notícia de fato foi convertida em inquérito civil público para apuração do caso.

LEIA MAIS AQUI!

DENÚNCIAS
O Conecta Piauí recebeu dezenas de reclamações sobre cortes ilegais da Águas de Teresina.

"Eu paguei sem querer a conta de janeiro invés a de dezembro, mas paguei a atrasada na frente dele, pelo PIX, ele não quis saber, mostrei o comprovante, mas não adiantou nada, o funcionário da Águas de Teresina estava com tanta vontade de cortar a água, percebi pela cara dele, como se fosse uma obrigação dele, como se a empresa mandasse", disse o recepcionista Henrique Meneses dos Santos, da zona Norte de Teresina, ao Conecta Piauí.

Ao portal GP1, uma mulher que mora com o pai de 88 anos e os dois filhos, um autista e um bebê, denunciou que ficou quase 24 horas sem água em sua residência, no residencial Deus Quer, zona sudeste da capital, desde quando profissionais da Águas de Teresina foram ao seu imóvel e interromperam o serviço, alegando que a consumidora estava em débito com a concessionária.

A mulher informou que realizou o pagamento das faturas referentes aos meses de dezembro e janeiro, nos valores de R$ 115,00 e R$ 102,00, ainda na manhã do corte. Porém, à tarde, no momento em que ela não estava em casa, uma equipe da Águas de Teresina foi até o imóvel, onde foi recebida pelo senhor José Monteiro da Silva, que ainda tentou apresentar os comprovantes para os fiscais, que foram grosseiros com o idoso.

“Eu não estava em casa na hora do ocorrido, mas mandei os comprovantes para eles observarem que estava tudo pago. Mesmo assim eles cortaram a água, foram grosseiros, trataram mal meu pai, de 88 anos de idade, um idoso, e desde ontem eu estou com um dos meus filhos em casa, sem água, e com os talões todos pagos. Para cortar é rápido, eles não ouvem a gente e fazem isso. Inclusive, eu paguei a fatura mais atrasada no PIX para cair logo o pagamento. Eu fiquei com meu filho autista, um bebê e um idoso em casa, sem água”, descreveu a filha do senhor José Monteiro da Silva ao GP1.

Em outra situação, onde o proprietário de um apartamento na zona Leste de Teresina foi comunicado pelo porteiro de que sua água seria cortada, ao mandar o comprovante de pagamento, o funcionário da Águas de Teresina não quis nem saber, e procedeu com o corte.

“Eles nem foram ao meu apartamento para comunicar, e tinha gente lá, pra mostrar os comprovantes de pagamento. Queriam cortar a todo custo, pedi para interceptarem, mas cortaram rápido, e para restabelecer, eu tinha que comunicar à empresa e esperar pelo menos 24 horas, sendo que eles estavam lá, para cortar são rápidos, mas para voltar, eu tinha que esperar um dia. Eu mesmo cortei os lacres, para não ficar sem água, e me ameaçaram de multa caríssima, tenho uma mãe idosa em casa, operada, não podia ficar sem água,”, disse uma fonte.

O portal 180 também fez uma enquete sobre os serviços da Águas de Teresina, e os problemas de multiplicam, confiram alguns dos comentários:

“Cortaram a água de casa nunca atrasou pra ficar mais de 15 dias”

“A água quando não tá com gosto forte de água sanitária, é gosto de água barrenta”

“Um liiixu mexeram na minha encarnação tem 8 dias que chamo pra ajeitar o vazamento e nada pior que tá contando no relógio de cobrança”

“Saem quebrando tudo e no final não resolvem nada….Agora a conta chega no dia certinho 🙄, a única pontualidade deles é a entrega do talão. PONTO”

“A minha fala é com relação ao corte quando se paga uma taxa para realizar o religamento deveria ser no máximo 24 hs não mas que isso paga-se uma e alegam três Dias úteis e Sabo domingo feriado onde estão as equipe de plantão se já localizaram o PG”

“Não adianta a @eturb.teresina fazer asfalto novo que vcs vem em seguida a acabar”

“Uma merda... as ruas estão parecendo que passou um furacão, na porta da minha casa tem um olho d'água, já liguei, pediram fotos de vídeos, mandei, e a moça me falou que já constava que o serviço ja havia sido concluído. SÓ QUE NÃO”

“Péssimo tem um vazamento na porta da minha casa no meio-dia rua , já sbriu o buraco tá enorme e eles não vem e já foi avisado a séculos”

“Ruas quebradas, chamados que não são atendidos, vazamentos na cidade inteira... Só não esquecem a conta final do mês..”

__________________________________________

Nota Portal Conecta Piauí
Águas de Teresina informa que em 2023, as demandas advindas do Procon, corresponderam a menos de 0,5% do número de unidades consumidoras atendidas pela empresa. 

Sobre a suspensão do fornecimento de água, a empresa destaca que esse  é um procedimento adotado em última instância e é precedido por aviso prévio que chega ao cliente através da sua fatura mensal.

A Águas de Teresina oferece parcelamento das faturas em atraso, sendo necessário, para isso, que o cliente tenha o cadastro atualizado para regularizar sua situação e evitar a suspensão do serviço.

A concessionária orienta que os usuários formalizem reclamações e sugestão junto aos canais de atendimento (0800 223 2000, site e redes sociais), que incluem  Ouvidoria.

Ainda, a empresa esclarece que não faz parte do inquérito do Ministério Público. A empresa apenas foi demandada a prestar esclarecimentos sobre a existência de rede de esgoto. Em vistorias preliminares, por técnicos da concessionária, não foi identificado extravasamento de esgoto.

Importante destacar que, a concessionária já realizou investimentos de água e esgoto no Parque Alvorada e em toda a zona urbana da cidade. Teresina saltou de 19% (em 2017) para 50,9% (dado atual), na cobertura de esgotamento sanitário.

Ainda este ano, está previsto aumentar essa cobertura a 59%, elevando os índices de saúde e qualidade de vida, assim como valorização imobiliária.

Comente