Dra. Anaíde Rosa comenta sobre sexualidade entre idosos e tabus na sociedade
Drª Anaíde pontuou sobre a necessidade de a família conversar com os idosos sobre o assuntoA sexualidade na velhice remete, muitas vezes, a estereótipos preconceituosos e irreais, sendo um tabu entre as pessoas idosas. Esse tabu do sexo na terceira idade existe por se acreditar que a fase de vivenciar a sexualidade é a juventude, época adequada à procriação. Com isso, o Conecta Piauí recebeu a ginecologista e especialista em sexologia, Drª Anaíde Rosa, que falou sobre a vida sexual dos idosos.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Durante a entrevista, que aconteceu no estúdio do Conecta Piauí, a médica destacou que há o tabu das pessoas não enxergar os idosos como pessoas com vida sexual ativa e esclareceu que eles podem sim exercer a sua sexualidade.
“O sexo tanto na adolescência, como nos idosos ele tem esse tabu. A gente tem essa certa dificuldade da abertura tanto dos profissionais de saúde, quanto das famílias em falar sobre esse tema, e eu acredito que com os idosos, é ainda mais complicado porque essas famílias elas acabam não enxergando o idoso como um ser com vida sexual ativa, um ser que não está no ponto de vista funcional, ele não está debilitado. Então, se ele está com a saúde adequada, se ainda tem uma funcionalidade ele pode ter uma vida sexual”, explicou a médica.

Drª Anaíde pontuou sobre a necessidade de a família conversar com os idosos sobre o assunto, procurar sempre um profissional para entender as mudanças corporais, mudanças na atuação sexual, necessidade de lubrificantes e reposições de hormônios e entre outros.
“Se você é idoso, se você tem dúvidas, se você tem dúvidas com o tema, acha que precisa de mais orientação, que precisa de mais acolhimento em relação a isso, procure um profissional habilitado para que você possa ter essa conversa, essas orientações, e se permita ter esse diálogo em casa, com os filhos, netos, para que essas informações cheguem até você para que vocês possam ter uma qualidade de vida sexual legal e prazerosa”, finalizou.