Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Eleições no Piauí contarão com cerca de três mil militares e apoio do exército

Exército irá atuar nos municípios onde as eleições são mais acirradas no Estado

O Conecta Piauí esteve no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) nesta quinta-feira (26/09), onde foi realizada uma coletiva de imprensa para esclarecer detalhes sobre a segurança durante a realização das eleições no dia seis de outubro de 2024. No Piauí, cerca de três mil policiais militares realizarão a segurança das eleições para garantir que elas ocorram de forma democrática e segura para todos. Além disso, o exército também irá reforçar a segurança em 172 municípios do Estado.

Foto: ReproduçãoTribunal Regional Eleitoral do Piauí
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

O presidente do TRE, Sebastião Martins, explica que os municípios que receberão suporte do exército possuem indícios de que as eleições sejam mais acirradas e potencialmente violentas. "Os juízes eleitorais de cada município comunicaram ao tribunal que, nesses municípios, as eleições estão mais acirradas. Então o Tribunal aprovou a requisição das forças federais e encaminhou ao TSE, e lá o TSE homologou e comunicou ao ministro da Defesa", elucida. Ele ainda conta que o serviço de inteligência da Polícia Miltiar do Piauí já mapeou alguns municípios onde as disputas são tradicionalmente mais  inflamadas.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíPresidente do TRE, Sebastião Martins
Presidente do TRE, Sebastião Martins

Segundo o presidente-geral do Comitê de Segurança das Eleições Municipais de 2024, Dr. Paulo Roberto, a segurança no Estado será otimizada em relação às eleições anteriores. "Com a experiência adquirida procura-se otimizar mais ainda esse trabalho. Ele vem se desenvolvendo com as tratativas que estão sendo feitas com todas as forças de segurança, como esta que ocorreu há pouco com o exército brasileiro, que caminhará conosco", diz.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíPresidente-geral do Comitê de Segurança das Eleições Municipais de 2024, Dr. Paulo Roberto
Presidente-geral do Comitê de Segurança das Eleições Municipais de 2024, Dr. Paulo Roberto

O coronel Tarabosi, comandante do 25º BC, detalha como será feita a segurança nas eleições. "O General Medeiros, da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada vai assumir a atuação em todos esses 172 municípios e 53 zonas eleitorais. Vamos dividir a atuação em 12 áreas, chamadas de áreas de atuação, que serão comandadas por um coronel. A partir daí vamos dividir essas sub-áreas em pequenas tropas para poder cumprir a segurança nos locais de votação. A nossa missão é garantir o pleito eleitoral e que o cidadão possa votar com tranquilidade e cumprir sua cidadania", explica.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíCoronel Tarabosi, comandante do 25º BC
Coronel Tarabosi, comandante do 25º BC

Comente