Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Estudante piauiense conquista Prêmio Nobel da Ciência Jovem 2024 na Suécia

Manoel Nunes é criador do “Rover Aquático Autônomo” destinado a monitorar a qualidade da água

O estudante piauiense Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, conquistou o Prêmio Nobel da Ciência Jovem 2024, nessa terça-feira (28/08), em Estocolmo, na Suécia. A premiação do Stockholm Junior Water Prize (Prêmio Jovem da Água de Estocolmo), na categoria de escolha popular, veio após a inovação do jovem ligada a busca pela qualidade ambiental.

Foto: Reprodução/Arquivo PessoalEstudante piauiense conquista Prêmio Nobel da Ciência Jovem 2024 na Suécia
Estudante piauiense conquista Prêmio Nobel da Ciência Jovem 2024 na Suécia

Manoel já havia vencido a etapa brasileira, se tornando o primeiro nordestino a representar o país no evento. As conquistas nacionais e internacionais foram fruto do desenvolvimento de um “Rover Aquático”, equipamento criado para navegar de forma autônoma em rios e lagos, coletando dados sobre a qualidade da água.

Leia também:

Estudante piauiense representará o Brasil em Prêmio Nobel de Ciência Jovem
Estudante piauiense disputa Prêmio Nobel da Ciência Jovem; confira como votar

O jovem inovador, estudante do 3º ano do ensino médio, teve destaque com seu projeto ao ser medalha de ouro na Feira Mineira de Iniciação Científica. Logo em seguida, Manoel conquistou a segunda ‘dourada’ no evento Foro Internacional de Ciencia en Puerto Rico (FICEP), na categoria Engenharia, e foi segundo lugar no geral da competição.

Importância ambiental e humanizada do “Rover Aquático Autônomo”

Anteriormente à conquista do prêmio máximo na Suécia, Manoel apresentou as funcionalidades do projeto ao Conecta Piauí. Conforme o criador, o “Rover Aquático Autônomo” é um projeto de baixo custo que busca monitorar a qualidade da água e auxiliar na melhoria de vida das comunidades ribeirinhas.

"Essa ideia surgiu enquanto assistia reportagens e vi que algumas comunidades ribeirinhas sofriam bastante com intoxicação por contaminação da água, seja por lixo ou metais pesados, e eu pensei 'em um mundo com carros que dirigem sozinhos por que esses problemas ainda existem?', e foi aí que eu decidi desenvolver um equipamento autônomo que identificasse esses focos de contaminação e auxiliar órgãos públicos e privados a gerenciar esses recursos hídricos", ressaltou.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíConheça o piauiense que vai representar o Brasil no Prêmio Nobel da Ciência Jovem
Conheça o piauiense que vai representar o Brasil no Prêmio Nobel da Ciência Jovem

Orgulho piauiense

Nas redes sociais, o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim comemorou a premiação em Estocolmo, destacando o orgulho piauiense em projetos inovadores que tragam benefícios a toda comunidade. “Parabéns ao estudante piauiense Manoel Nunes, vencedor do Prêmio Nobel da Ciência Jovem 2024”.

Comente