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Golpes de passagens aéreas estão entre as maiores queixas de consumidores

Em grupo de mensagens e no Reclame Aqui os relatos de passageiros com problemas se multiplicam

As empresas aéreas que atuam no Brasil receberam 82,5 reclamações a cada 100 mil passageiros no 4ª trimestre de 2023, o que representa um aumento de 9,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já neste ano de 2024 ainda não foi divulgado um balanço parcial, porém as reclamações continuam.

Foto: Stefanny Sales/Conecta Piauí123 Milhas
123 Milhas

Comprar um pacote de viagem que caiba no orçamento do consumidor é um desejo de todos e que muitas vezes pode se tornar uma dor de cabeça como é o caso da publicitária Stefanny Sales, que comprou uma passagem pelo site 123 milhas e foi vítima de um golpe.

"Eles sempre oferecem essas promoções relâmpagos com preços bons, e que a gente efetua o pagamento via PIX. Só que dois meses antes da minha viagem eles falavam que não ia dar certo e que iam precisar cancelar a passagem e que o extorno seria por forma de voucher na própria plataforma, o que era totalmente injusto, o que forçava a gente a comprar novamente na plataforma deles e sem receber o nosso extorno de forma correta", disse.

Foto: Tiago Moura/ Conecta PiauíStefanny Sales
Stefanny Sales

Com o Dia do Consumidor, celebrado no dia quinze de março , a categoria golpes com passagens aéreas revela maior concentração de reclamação.

A advogada Dra Jamilly Pereira, deixou alguns alertas para que os consumidores tenham, principalmente relacionados a anúncios de passagens divulgados pela internet, e que em situações assim, o Procon deve ser acionado.

Foto: Tiago Moura/ Conecta PiauíDra Jamilly Pereira
Dra Jamilly Pereira

“Além do Procon, o consumidor pode recorrer à Justiça para eventualmente reaver perdas e danos (como gastos em hospedagem, passeios, ingressos), receber o valor pago pela passagem de volta e receber indenização, se for comprovado que ele teve prejuízos”, explicou a advogada

Nas redes sociais, em grupo de mensagens e no Reclame Aqui os relatos de passageiros com problemas se multiplicam. A maioria das passagens foram compradas por meio de uma promoção chamada “passagem flexível”, na qual o cliente escolhe as datas de ida e volta, mas pode ter as passagens emitidas para um dia antes ou um dia depois da data de preferência.

“Os prazos precisam ser cumpridos. O consumidor precisa se antecipar, fazer a reclamação, ficar em cima, cobrando”, afirmou a advogada. Além disso, é importante que o consumidor faça as reclamações por canais que seja possível documentar.

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