Governo do Piauí lança última campanha de vacinação contra a febre aftosa
Evento foi comandado pelo governador o Piauí, Rafael Fonteles, e teve início às 8hO Governo do Estado do Piauí realizou o lançamento da última campanha de vacinação contra a febre aftosa nesta segunda-feira (01/04). A solenidade foi comandada pelo governador Rafael Fonteles e teve início às 8h, na sede da Fazenda JM, localizada na PI-113, no povoado Coroatá, zona rural de Teresina.
A meta é imunizar cerca de 2 milhões de bovinos e bubalinos até o dia 30 de abril. O prazo para vacinação é improrrogável já que a portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, que reconhece o estado piauiense como zona livre da doença sem vacinação, começa a vigorar a partir do dia 1° de maio.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O governador Rafael Fonteles comentou que a campanha de vacinação corrobora para uma maior profissionalização da agropecuária no estado, gerando maiores oportunidades para a população que vive desse ofício.
"A pecuária faz parte da cultura, da tradição, da história do Piauí, mas o que nós queremos é cada vez profissionalizar mais a nossa pecuária para que o Piauí participe cada vez mais, e de uma forma com mais qualidade, desse processamento da proteína animal de acesso a mais mercados para gerar mais oportunidade de trabalho, emprego e renda para o nosso povo", explica.
Fonteles explicou ainda que a agroindústria é uma área fundamental para a economia do Piauí. "Nós estamos estimulando cada vez mais a agroindústria, porque ela que possibilita a maior comercialização, os ganhos em produção e os ganhos em produtividade. Esse é o nosso foco, agregar valor à nossa economia", comenta.
O prefeito do município de Aroazes, Manoel Portela Neto, esteve presente representando a Associação Piauiense de Municípios (APPM), e disse que a vacinação mostra como o Piauí tem se tornado referência na agropecuária no Brasil.
"O Piauí tem se tornado referência em várias áreas e não tem sido diferente na agropecuária. As lideranças aqui presentes mostraram a importância que o Piauí dá para essa vacinação e a referência que tem no Brasil de se tornar um dos estados que não irá mais precisar aplicar essa vacinação, mostrando o compromisso do Governo do Estado com os pecuaristas e produtores", diz.
O Secretário Estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, foi assertivo em dizer que o prazo de vacinação dos bovinos e bubalinos não será estendido.
"Sempre buscamos atingir uma meta acima do que o ministério da agricultura estabelece. Foi estabelecida a meta de 90%; nós chegamos na última a 97.13% e nosso objetivo agora é chegar a 100%, pois é a última etapa da vacinação na história do nosso estado. Por isso pedimos inicialmente que vacinem do dia 1º ao dia 30 de abril, não haverá prorrogação", afirma.
O deputado estadual João Madison disse ao Conecta Piauí que, com o fim da vacinação contra febre agrega valor ao gado produzido no estado. "Nós, como criadores, estamos muito alegres, porque a partir de hoje desse lançamento, não teremos mais lançamento contra a fitosa. Nós estamos livres, sem vacinação. Isso é muito importante para o criador, para o pecuarista e para. Aqueles que fazem negócio com a pecuária. Agrega valor ao gado do Piauí", comenta.