Governo entrega reforma e ampliação do Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez
O Centro recebeu investimento em infraestrutura, equipamentos e mobiliários no valor R$ 1.983.220,05O governador Rafael Fonteles, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, entregou, nesta segunda-feira (12/08), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), localizado no bairro Piçarra, zona sul de Teresina.
"Esse é um dos seis centros especializados que nós temos aqui na capital, esse aqui preparado exclusivamente para o atendimento das pessoas com surdez, tanto alunos da rede estadual e das redes municipais que aqui vem fazer, no contraturno, para aprender sobretudo a língua brasileira de sinais, as Libras, como também formação de centenas de profissionais, servidores públicos, educadores, pais desses alunos para que eles também aprendam Libras e, portanto, melhore a comunicação, aprendizagem, desenvolvimento dessas crianças e de toda a comunidade em geral", abordou o gestor.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O Centro, que recebeu um investimento em infraestrutura, equipamentos e mobiliários no valor R$ 1.983.220,05, conta agora com salas de aula modernas, biblioteca, laboratório de informática, banheiros com vestiários, refeitório, quadra poliesportiva, estúdio de gravação, além de salas especiais para psicoatendimento (Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia) e para núcleos de Convivência e de Apoio à Família.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a entrega tem como prioridade a educação especial, ampliando os centros de atendimento às pessoas com surdez, além de capacitar profissionais da área.
“Então aqui nós vamos ampliar bastante a capacidade de atendimento de alunos, hoje são 48, e de atendimento de profissionais, de mais de 300 para mais de 500 profissionais que vão poder ser capacitados, formados ao longo dos semestres em libras, em linguagem de sinais, para atuarem nas escolas estaduais, nas escolas municipais, nas escolas privadas, prestando assistência e apoio aos estudantes com surdez”, pontuou.
Funcionando desde 2006, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) possui atualmente mais de 600 estudantes, sendo 48 alunos surdos e 560 alunos no Núcleo de Formação.
O CAS promove a Educação Bilíngue por meio da Formação Continuada com o Curso de Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras), Curso de Libras (Intermediário), Curso Prático de Libras, Curso de Formação Tradutor Intérprete de Libras (TILS), Curso de Formação de Instrutores para Surdos (FIS), Curso de Libras Avançado para a Comunidade Geral, Curso de Formação de Professores Bilíngues em Português, Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado (para professores das salas multifuncionais) e Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular da UFPI (Letras – Libras).
Para o deputado estadual, Dr. Vinicius Nascimento, com a reforma e modernização, o Piauí está chegando no patamar de melhor centro especializado de atendimento à pessoa com surdez do Brasil.
“Nós temos no Brasil poucos centros e esse torna o melhor, o mais preparado, com estúdios de produção de aulas, com criação de vídeo aulas, para a gente atingir de uma forma universal o Estado do Piauí. É um centro que os estudantes da rede pública têm acesso para poder aprofundar os seus aprendizados”, contemplou.