Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Governo realiza cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024

Entre as novidades, o evento traz a expansão do número de modalidades, que passaram de 18 para 22

O governador Rafael Fonteles participou da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e das Paralimpíadas Escolares 2024, realizada nesta quinta-feira (27/06), na Arena Verdão. Os eventos são promovidos por meio da parceria entre as Secretarias dos Esportes (Secepi), da Educação (Seduc) e para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

Foto: Gabriel Prado/Conecta PiauíCerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024
Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024

Os jogos são o maior evento de esporte escolar do estado, contando com a participação de estudantes na faixa etária de 11 a 17 anos das redes estadual e municipal de ensino, além de alunos das escolas particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O evento esportivo totaliza cerca de 6 mil alunos-atletas participando das disputas.

"O que queremos promover aqui no Piauí é a educação integral dos nossos jovens. Por isso, nós vamos transformar todas as escolas em tempo integral e, por isso, estamos cada vez mais estimulando o esporte dentro das escolas. Então os JEP's são uma das ações, em parceria com a Secepi e a Ceir, e é a maior edição que estamos vivendo hoje", explicou o secretário de Educação do Estado do Piauí, Washington Bandeira.

Foto: Gabriel Prado/Conecta PiauíSecretário de Educação do Estado do Piauí, Washington Bandeira
Secretário de Educação do Estado do Piauí, Washington Bandeira

Desde o ano passado, os jogos vêm passando por uma expansão. Primeiro com a inclusão de alunos das escolas municipais, particulares e do IFPI. Depois com a realização das Paralimpíadas Escolares, com modalidades do paradesporto. E por último, com a descentralização do local das disputas, passando a ser realizados em polos de educação por todo o estado.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíCerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024
Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024

Neste ano de 2024, os jogos trazem o aumento do número de polos para sete, oportunizando a participação dos 224 municípios do estado, alcançando os 12 territórios de desenvolvimento. As paralimpíadas passam a ser disputadas no mesmo período dos JEPIs, com ampliação das modalidades que passaram de duas para quatro e proporcionando maior visibilidade e importância ao evento.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, se espera o destaque de atletas paralímpicos a nível nacional, com participação massiva em três modalidades. Ao Conecta Piauí, o secretário descreve o esporte como chave de acesso para inclusão e processo de reabilitação.

"O esporte paralímpico só cresce no nosso Estado. Este ano estamos com quase 100 atletas paralímpicos participando. Acreditamos que, quando sair o resultado da etapa nacional, que vai acontecer em novembro, em São Paulo, teremos entre 20 e 30 atletas paralímpicos participando em três modalidades: natação, atletismo e bocha. Isso mostra a importância do esporte como instrumento de reabilitação", descreveu.

Foto: Gabriel Prado/Conecta PiauíSecretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo
Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo

O governador Rafael Fonteles falou sobre a importância do esporte na formação dos alunos dentro das escolas municipais. Na oportunidade, o gestor destacou os projetos de incentivo e investimentos ligados ao esporte no Estado.

"O apoio ao esporte começa nas escolas. É uma medida importante para formação desses alunos e para descobrir grandes talentos que vão estar futuramente no esporte profissional. Estamos colocando o esporte no orçamento, como fizemos com o Siespi, que vai ser semelhante ao Siec, desburocratizando para as atividades esportivas, fomentando os esportes nas escolas", abordou.

Foto: Gabriel Prado/Conecta PiauíGovernador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, que definiu o evento como a força de integração entre a educação, esporte e inclusão social. Para além das parcerias, a secretária aborda e importância do incentivo no esporte através o projeto Seduc Esportivo, apresentando investimento no esporte.

"A maior competição esportiva escolar do estado do Piauí, que vem com essa ampliação de modalidades, como também de alunos-atletas. Essa integração entre a educação, o esporte e o Seid, que é a inclusão social nos JEP's. Então seguimos com a abertura oficial da etapa estadual, como também das competições classificatórias dos nossos atletas que irão representar o nosso Estado na etapa nacional", expressou.

Foto: Gabriel Prado/Conecta PiauíSecretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo
Secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo

Outra novidade é a expansão do número de modalidades, passaram de 18 para 22. Neste ano, teremos atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, voleibol, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez. E estreando a esgrima, o tiro com arco, o triathlon e a natação em águas abertas. Dessa forma, crescendo as chances da conquista de mais medalhas.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíCerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024
Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024

Em 2023, nossos atletas trouxeram 44 medalhas para o Piauí nas disputas escolares nacionais. Sendo 22 medalhas de ouro, sete de prata e 15 de bronze. Em 2022, foram 23 medalhas. 

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíCerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024
Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024

Os atletas selecionados nos JEPIs representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), nos Jogos da Juventude (JUV), na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17.

"Nós temos aqui 6 mil alunos participando dessa etapa estadual das escolas públicas e particulares. Vamos descobrir e lapidar talentos na área do esporte, e com isso, quando revelamos esses talentos, inserimos no mundo esportivo, podendo levar para competições nacionais. Devemos continuar investindo no esporte que é uma boa vacina contra a violência e o mundo das drogas", descreveu o pré-candidato a prefeitura de Teresina, Fábio Novo.

Foto: Gabriel Prado/Conecta PiauíPré-candidato a prefeitura de Teresina, Fábio Novo
Pré-candidato a prefeitura de Teresina, Fábio Novo

...

Comente