Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

‘Houve infração legal’, diz representante da OAB-PI sobre prisão de vereadora

Tatiana Medeiros foi presa suspeita se envolvimento com facções criminosas
Redação

O advogado Leonardo Carvalho Queiroz, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí, disse que houve uma infração legal na prisão da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), que também é advogada.

Foto: ReproduçãoAdvogado Leonardo Carvalho Queiroz
Advogado Leonardo Carvalho Queiroz

Ela foi presa pela Polícia Federal na segunda fase da operação Escudo Eleitoral, com o objetivo de combater a atuação de facções criminosas no processo eleitoral das eleições municipais de 2024. Policiais Federais cumpriram oito mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de função pública como vereadora e de cargos em comissão ocupados por investigados.

“A OAB Piauí trabalha incansavelmente na defesa das prerrogativas da advocacia e o nosso papel institucional é assegurar que as prerrogativas da advogada sejam respeitadas no caso concreto. Diante da não comunicação prévia à OAB, entendemos que houve sim uma infração legal e dessa forma iremos adotar as medidas cabíveis que é possível inclusive a anulação eventualmente deste ato”, disse.

“Nós, institucionalmente, estamos aqui apenas para assegurar o respeito às prerrogativas, entretanto a defesa técnica da advogada e vereadora ainda não teve acesso ao teor da investigação para que possa se manifestar sobre o mérito da imputação. Eles já pediram para serem habilitados ao processo e portanto já têm acesso aos autos. Agora eles têm que ter conhecimento das provas que foram juntadas para poder se manifestar. No primeiro momento que a gente avalia é a questão processual para restaurar a dignidade. A liberdade da advogada, que foi cumulada a sua prisão com outras medidas cautelares. E nós entendemos que são suficientes as medidas cautelares que já foram arbitradas e esta prisão deverá ser contestada judicialmente. O acesso que a gente teve foi através da defesa dela, que disse que é um relacionamento recente e que a própria investigação constata que apenas pouco mais de cinco meses que eles estão juntos e ainda é muito prematuro dizer que ela tem qualquer relação com outros fatos relacionados ao seu companheiro que não seja o estritamente conjugal”, concluiu Leonardo Carvalho Queiroz.

LEIA MAIS:
Vereadora Tatiana Medeiros é presa pela PF em suposto envolvimento com facção
Após prisão, vereadora Tatiana Medeiros é conduzida à sede da PF em Teresina
Vereadora Tatiana Medeiros: PF quer afastamento de funções públicas dos envolvidos
Washington Bonfim comenta prisão de vereadora e se PSB vai expulsá-la da sigla

Comente