Caso Janaína Bezerra: 'equívoco interno' fez servidores não irem ao júri, diz UFPI
Estudantes, amigos e familiares de Janaína protestaram em frente à reitoria da UFPI pedindo respostaApós o adiamento do julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, acusado de assassinar a estudante Janaína Bezerra, vários estudantes, amigos e familiares da vítima foram à Universidade Federal do Piauí (Ufpi), na zona Leste de Teresina, para protestar em frente à reitoria, em razão do adiamento que aconteceu por falta de quórum no corpo de jurados. Ao todo, 12 servidores da Ufpi que seriam jurados não compareceram à sessão por conta de um equívoco interno, segundo a UFPI.
O Júri, que iria acontecer nesta quinta-feira (17) no Fórum Criminal de Teresina, foi remarcado para o dia 1º de setembro de 2023 no Fórum Criminal de Teresina.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Os estudantes protestaram por mais segurança no campus e pelo cumprimento do documento com 24 pontos entregue à reitoria na época do crime. “A gente veio enquanto representantes de alguns movimentos, mas também como estudantes para perguntar porque a universidade não está atenta e ciente, não fez o chamado”, disse a estudante de jornalismo Clara Bispo.
Durante a manifestação, eles exigiram que o reitor se pronunciasse sobre o caso. “Mulheres do movimento de mulheres falaram, a família da Janaína também falou, os pais falaram exigindo que o reitor se pronuncie, prontifique para recebê-los e responder”, informou Clara Bispo.

Em nota enviada à imprensa, a Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal do Piauí (SRH - UFPI) informou que recebeu o expediente da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, mas que houve um equívoco interno no encaminhamento do documento aos servidores lotados na Instituição.
Na nota, a superintendência também pontuou que o ofício do "Tribunal não informou a que julgamento ou processo se referia a convocação, não havendo, portanto, nenhuma intenção de prejudicar os ritos e procedimentos do júri relativo ao caso de Janaína Bezerra".

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal do Piauí (SRH - UFPI) informa que recebeu o expediente da 1a. Vara do Tribunal Popular do Júri, no entanto houve um equívoco interno no encaminhamento do documento aos servidores lotados na Instituição.
Na data de hoje, já houve comunicado aos servidores, entendendo-se que o prejuízo recai apenas ao primeiro dia da data do julgamento, não comprometendo os demais dias.
É importante esclarecer que o ofício do Tribunal não informa a que julgamento ou processo se referia a convocação, não havendo, portanto, nenhuma intenção de prejudicar os ritos e procedimentos do júri relativo ao caso de Janaína Bezerra.
Medidas anunciadas pela Ufpi dia 31 de Janeiro de 2023
A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou, nesta segunda-feira (30), medidas relativas ao enfrentamento de questões ligadas à ocorrência que levou ao falecimento da aluna Janaina da Silva Bezerra.
Entre as providências, estão:
- Instalação de Comissão de Sindicância Investigativa para apuração de eventuais responsabilidades administrativas no âmbito interno;
- Acesso restrito, a partir de 22h, nas vias de circulação exclusivamente interna no campus Ministro Petrônio Portella - Teresina;
- Suspensão da realização de eventos festivos até a regulamentação da matéria pelo devido Conselho Superior. Nesse período, excepcionalmente, esses eventos poderão ocorrer mediante solicitação formal do demandante e com autorização expressa do gestor do espaço;
- Constituição de comissão para elaboração de protocolo oficial de enfrentamento à violência contra as mulheres no âmbito da UFPI, incluindo estratégias de sensibilização e educação permanente, em parceria com outras instituições do estado que também discutem a questão da violência de gênero, e considerando estudos, pesquisas e experiências já produzidas pela própria comunidade ufpiana;
- Continuidade das ações de apoio à família de Janaína Bezerra, por meio da atuação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), que procederá a cuidados psicossociais, com visitas domiciliares por equipe multiprofissional, composta por psicólogos e assistentes sociais da instituição.