Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Municípios recebem concessão que visa universalização de água e esgoto no Piauí

A ação visa atendimento de esgoto à 90% da população e 99% de atendimento de água até 2040

Líderes municipais se reuniram, nesta quarta-feira (15/05), para tratar da meta de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todo o Piauí. O evento ocorreu no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e levantou o futuro da qualidade de vida nos municípios piauienses.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíMunicípios recebem concessão que visa universalização de água e esgoto no Piauí
Municípios recebem concessão que visa universalização de água e esgoto no Piauí

Na oportunidade, foi realizada conceção para estender os serviços de fornecimento de água e tratamento de esgoto em regiões onde a população ainda é carente de obras voltadas ao saneamento básico. A superintendente de Parcerias e Concessões, Monique Menezes levantou a importância de benefícios para a população.

“O objetivo dessa concessão é justamente trazer esses serviços onde eles ainda não são prestados para a população. Isso tem impacto na qualidade de vida dessas pessoas, pois vai prover esgotamento sanitário, água, com regularidade”, abordou.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíSuperintendente de Parcerias e Concessões, Monique Menezes
Superintendente de Parcerias e Concessões, Monique Menezes

No dia 16 de novembro de 2023, o governador Rafael Fonteles assinou o decreto que convoca a Assembleia Extraordinária do Colegiado Microrregional da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE). A ação visa estabelecer atendimento de esgoto à 90% da população e 99% de atendimento de água até 2040, em todo o Piauí.

“Há um grande desafio que é universalizar o acesso ao esgoto e a água para toda a população do estado do Piauí. Esse desafio é colocado como meta para 2033, mas precisa ter 100% da população atendida. E Piauí encontrou o caminho, instalando uma micro região de água e esgoto, a MRAE”, apontou o secretário de Administração do Piauí, Samuel Pontes.

“E essa micro região está autorizando a realizar uma licitação, que será concluída ainda este ano, para concessão dos serviços de água e esgoto. Nesse projeto temos a previsão de universalizar o abastecimento de água em oito anos e as instalações de esgotamento sanitário para todos os municípios nos próximos 15 anos”, concluiu.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíSecretário de Administração do Piauí, Samuel Pontes
Secretário de Administração do Piauí, Samuel Pontes

"É um momento importante onde se discutiu principalmente o lançamento do edital para concessão de águas e esgotos para os municípios do Piauí. Temos essa pressa de atender a nossa população que está lá na ponta, ansiosa para ter uma água de qualidade e também um saneamento básico, trazendo mais saúde e qualidade de vida", explicou o presidente da APPM, Toninho da Caridade.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíPresidente da APPM, Toninho da Caridade
Presidente da APPM, Toninho da Caridade

Comente