Incêndio na UFPI chega próximo à Residência Universitária; animais foram removidos
O Corpo de Bombeiros trabalha desde a manhã desta quarta (23) para conter as chamas no CCAUm novo incêndio de grandes proporções atinge na tarde desta quarta-feira (23/10) um matagal próximo ao Centro de Ciências Agrárias, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Na última terça-feira, um incêndio também foi registrado próximo à instituição. Devido às chamas, o departamento responsável pelo CCA recomendou que os alunos deixem o local e as aulas sejam transferidas para a modalidade online.
As chamas foram controladas durante a tarde desta quarta, após um longo trabalho de brigaditas do Corpo de Bombeiros.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Nas imagens, compartilhada nas redes sociais de um estudante, é possível ver as chamas atingindo uma grande área de mata próximo ao CCA. Outras imagens compartilhadas mostram a fumaça escura subindo, mostrando a gravidade do incêndio.
Foram deslocadas três viaturas do Corpo de Bombeiros, duas pick-ups e um caminhão, para conter as chamas. Os trabalhos foram retomados na manhã de hoje e seguiram durante todo o dia. O Corpo de Bombeiros do Piauí atua no local desde ontem, quando iniciaram os primeiros focos de incêndio. Com a ventania da noite de ontem, segundo a corporação, os focos voltaram com mais força e representaram perigo para os estudantes e animais que ficam na região do CCA. O tenente do CBMP, Flávio, informou como está sendo o trabalho da equipe para evitar que novos focos se alastrem.
"Nós já controlamos os focos. No momento não tem foco. Nós já controlamos. Agora nós vamos fazer uma vistoria para ver se há alguma possibilidade de ele reiguinir, senão nós vamos retornar para a nossa base, na central", detalha o tenente.
Por meio de nota, o CBMP informou que segue monitorando a região para evitar novos incêndios.
"O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí informa que foi acionado, no início da tarde desta quarta-feira (23), para uma ocorrência de fogo em vegetação na Universidade Federal do Piauí, campus Teresina. O incêndio, se deu no mesmo terreno da última ocorrência no local, registrada na tarde dessa terça-feira (22), em um ambiente distante de salas de aula, laboratórios ou residências. O CBMEPI informa que os bombeiros militares estão presentes no local, e que o fogo já está controlado. As equipes seguem monitorando a situação para impedir um novo avanço do fogo, e trabalhando nos processos de rescaldo necessários. Não houve registro de feridos.", informa o Corpo de Bombeiros.
O incêndio assustou estudantes que moram próximos ao local das chamas. No CCA há a presença de uma Residência Universitária, além de um Restaurante Universitário e o Colégio Técnico. Estudante do CT, Ian Magalhães, contou os momentos de aflição com as chamas que se aproximavam das salas de aula e auditórios.
"Eles (professores) pediram para a gente permanecer em sala de aula ou se afastar o máximo possível da fumaça para evitar o contato. Fiquei preocupado com algumas pessoas que poderiam ter asma, algum problema de saúde respiratório. Um pouco de medo assim, questão dessas pessoas. É a primeira vez, desde que eu cheguei", conta o estudante.
Outra preocupação foi por conta da presença de animais nos arredores do CCA, utilizados em aulas e também animais silvestres que vivem no local. O professor do CCA, Daniel Lusana, lamentou o incêndio que teve apenas danos materiais.
"A gente vive sempre de forma preventiva. Quando iniciou o incêndio ontem, nós já ficamos em alerta. Hoje, nós evitamos colocar os animais nos pastos. E quando iniciou o incêndio, nós prendemos todos os animais, não teve nenhum problema com os animais. Mas todo o pasto onde os animais se alimentam, foi queimado pelo fogo", relata o professor.
No final da tarde desta quarte, a Universidade Federal do Piauí emitiu um novo comunicado. A instituição confirmou a retirada de animais e a suspensão das aulas no CCA.
Confira a nota completa:
A administração superior e direções do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Colégio Técnico de Teresina (CTT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) lamentam profundamente o incêndio ocorrido nas dependências do CCA e CTT que atingiu área de mata nativa e piquetes do biotério de caprinocultura na última terça-feira, 22 e nesta quarta-feira, 23 de outubro.
Ontem, o incidente foi detectado e, imediatamente, foi acionado o Corpo de Bombeiros, que controlou as chamas em poucas horas. Hoje, com a retomada do incêndio, o corpo de bombeiros foi acionado novamente e o incêndio controlado. Alguns animais foram retirados do local, mas após o controle das chamas, foram reconduzidos. Devido às condições de risco e insalubridade, as atividades do CCA foram suspensas.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de toda a comunidade universitária e agradecemos o apoio e a compreensão de todos durante este momento difícil. Novas atualizações serão comunicadas assim que tivermos mais informações.
Atenciosamente,
Administração superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Direção do Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Direção do Colégio Técnico de Teresina (CTT)
Confira as imagens do incêndio: