Ópera da Serra da Capivara encanta público com ato 'Onça Rainha'
O espetáculo a céu aberto teve início nesta quinta-feira (25/07) e vai até sábadoUm dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, localizado sertão do Piauí, ganha mais uma edição da “Ópera Serra da Capivara”. O espetáculo a céu aberto teve início nesta quinta-feira (25/07) e vai até o próximo sábado, no Anfiteatro da Pedra Furada no Parque Nacional da Serra da Capivara.

A encenação, que muda ano a ano, esse ano utiliza projeções gráficas, holografia e diversos elementos visuais tecnológicos para contar uma história que une o feminismo, amizade e meio ambiente através do ato Onça Rainha: uma Jornada de Rugidos e Silêncios.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Ao Conecta Piauí, o secretário de Estado do Turismo do Piauí, José Neto, destacou que o espetáculo representa a vitalidade do povo piauiense.

“Felicidade estar aqui, novamente, na Ópera da Serra de Capivara, esse evento que qualifica ainda mais esse destino, é um grande atrativo, uma cidade que se prepara pra receber muitos turistas nessa temporada de férias e conta com a Ópera da Serra pra dar impulsionada no turismo local. E a ópera é um espetáculo, que como eu falei, qualifica, mostra que nós temos de melhor no Piauí pro mundo, para o país inteiro, a ópera ela representa não só, eu sempre digo que a ópera representa a vitalidade, a energia do povo piauiense, são artistas piauienses que planejam e executam todo esse trabalho”, disse o secretário.
A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, destacou para nossa reportagem que o evento é grandioso para o município, Brasil e mundo.

"Olha, todo ano é assim, uma alegria muito grande, tem aquela apreensão, mas quando chega a hora, a gente faz a maestria esse festival, festival esse aqui com o apoio total do nosso querido governador Rafael Fonteles, que o Governo do Estado sempre foi parceiro de primeira hora, juntamente aqui com a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, aqui nesse show, nesse belíssimo espetáculo. A economia do município nem se fala, nós estamos desde segunda-feira, com a cidade lotada... isso é grandioso, isso é majestoso, o Piauí entregar isso para o Brasil e para o mundo, especialmente para nós, isso é deslumbrante”, falou a gestora.
Rogério Castro, que é vice-prefeito do município falou da importância do evento, pois, segundo ele, é uma verdadeira vitrine para São Raimundo Nonato.

“O Ópera Serra da Capivara tem sido um cartão postal do nosso município nos últimos anos um cartão postal do nosso Parque Nacional. Então, é a vitrine que mostra São Raimundo Nonato para o mundo, pouquíssimos lugares do mundo tem um evento, uma arena dessa, dentro do Parque Nacional, respeitando todas as questões ambientais, mais que projeta São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, o Parque Serra da Capivara, para o mundo”, falou.
Na história, a destemida filha da 'Onça Rainha', que é a guardiã das terras e defensora dos seres que a habitam, tem seu caminho cruzado pela filha de um caçador de maneira inesperada. De mundos supostamente antagônicos, as duas se unem, pelo desejo de preservar a essência selvagem da Caatinga. O elenco conta com orquestra armorial e grupos de bailarinos da Escola de Dança Estadual do Piauí, de São Raimundo Nonato, São Paulo e Curitiba.

Além do espetáculo “Onça Rainha”, cada noite vai contar com um show. Este ano se apresentam a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, a cantora e compositora baiana Xênia França e o pernambucano Almério.
Durante a primeira noite do evento, a idealizadora do Festival, Sádia Castro falou sobre a alegria de realizar o momento.

“É muito grande a gente se encontrar nesse momento aqui, começando o Festival Ópera da Serra da Capivara, propriamente dito, e uma alegria enorme a gente vê que as pessoas gostaram do festival, que as pessoas entenderam a mensagem do festival. Então, esse é um evento, um espetáculo que tem diversas linguagens artistas, diversos artistas no palco. Só alegria nesse momento, só agradecimento às pessoas que vieram, às pessoas que apoiaram e à natureza que nos recebe aqui, sempre com muita alegria”, finalizou.
Diego Dourado, contou para a nossa reportagem que é a sua primeira vez acompanhando o espetáculo e que achou emocionante.

"Sem palavras, é algo totalmente diferente, artístico, é circense, traz uma raiz musical muito forte. É realmente emocionante pra quem gosta de cultura, pra quem gosta de dar valor o que é da terra, eu acredito que isso aqui é de encher os olhos mesmo", contou.
Eline Moreno, é de Teresina e também é a primeira vez em que assistiu o espetáculo. Ela destacou que ficou impactada.

"É a primeira vez que venho, eu não conhecia São Raimundo, como você falou muito aqui, eu acho que eu tinha essa vontade de vir e vim num momento super especial dessa ópera. Fiquei impactada com a produção, achei incrível e que está todo mundo parabéns e espero vir no próximo ano", disse.
O deputado federal, Castro Neto, afirmou que o evento é único no mundo e enaltece a Serra da Capivara e todo o Piauí.

"Exatamente, estamos hoje aqui na Ópera da Serra da Capivara, em Coronel José Dias, em São Raimundo Norte. É nesse evento importante que enaltece a Serra da Capivara, que incentiva o turismo aqui, este evento é um evento belíssimo que traz os olhares dos piauienses, dos brasileiros e do mundo, para a Serra da Capivara que é algo único no mundo", afirmou.
A diretora nacional de Administração e Finanças do Sebrae, Maragarete Coelho, disse. que cada vez mais a região ganha investimentos na área do empreendedorismo.

"Nós trouxemos agora um programa de qualificação do turismo, foram mais de 3 milhões investidos agora, nós estamos tendo treinamentos, qualificações mensais aqui na região para toda a cadeia produtiva do turismo. E além disso, a ópera Serra da Capivara conta com nosso apoio, a ópera da cidade conta com nosso apoio, inclusive com uma feira de três dias, possibilitando que o pequeno e micro empreendedor da região, ele comercialize os seus produtos, então, você vai acreditar no território de Serra da Capivara", disse.
Sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara
O Parque Nacional da Serra da Capivara, que detém o título Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1991, apresenta a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, contando com mais de mil sítios cadastrados. Desses, mais de seiscentos têm pinturas rupestres e cerca de 170 são abertos à visitação. Um documento histórico dos povos que viveram naquela região há quase 100 mil anos.















