Prefeita Jôve Oliveira é denunciada no TCE após 'queda da transparência municipal'
Representação foi protocolada no último dia 03 de dezembroO Ministério Público de Contas do Estado do Piauí (MPC-PI) ofereceu representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) contra a prefeita do município de Piripiri, Jovenília Alves de Oliveira Monteiro, mais conhecida como Jôve Oliveira.
A representação é baseada em irregularidades no portal de transparência da prefeitura, que, de acordo com a fiscalização, não atende aos critérios mínimos de publicidade e transparência estabelecidos pela legislação vigente.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Representação
Segundo a representação, o MPC-PI verificou, por meio de análise rotineira, que o portal de transparência da Prefeitura de Piripiri, classificado anteriormente como "Intermediário" no ano de 2023, caiu para o nível "Básico" em 2024. A avaliação foi feita com base na Matriz de Fiscalização da Transparência elaborada pelo TCE-PI.
Ainda de acordo com a representação, a prefeitura deixou de cumprir requisitos essenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei de Acesso à Informação (LAI), como a divulgação em tempo real de informações detalhadas sobre receitas e despesas.
O que diz a lei
A representação destaca que o princípio da publicidade, previsto no artigo 37 da Constituição Federal, é um pilar fundamental da administração pública. Além disso, o artigo 48 da LRF exige a ampla divulgação de informações fiscais e orçamentárias por meio de plataformas acessíveis à população.
A omissão no cumprimento desses requisitos pode configurar ato de improbidade administrativa e implicar sanções como a suspensão de transferências voluntárias de recursos da União.
Poderá ser multada
Na ação, o MPC-PI requer que o TCE-PI:
Aplique multa à prefeita de Piripiri;
Estabeleça prazo de 15 dias para a adequação do portal de transparência às normas legais;
Determine a comunicação dos fatos ao Ministério Público Estadual e à Procuradoria da República no Piauí.
Outro lado
A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, não foi encontrada para comentar a representação até a publicação da matéria.O espaço segue aberto para manifestações.