Primeira mulher piauiense a comandar um navio mercante morre aos 48 anos em Belém
A capitã já estava internada há um tempo em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)A capitã Giovana da Silva Almeida de Morais, primeira mulher piauiense a comandar um navio mercante, morreu aos 48 anos, nessa quarta-feira (17/07), em Belém, no Pará. Ela já estava internada há um tempo em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A família não informou detalhes sobre o problema de saúde ou causa da morte.

Responsável por navegar em quatro dos sete oceanos, a teresinense Giovana trabalhava na Transpetro, empresa do sistema Petrobras, atuando no transporte de petróleo para diversos países. No ano de 2018, a capitã foi condecorada como uma das 50 personalidades do Brasil pela Associação Brasileira de Líderes.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Giovana foi aprovada para ingresso na marinha através de concurso público na área e se formou na Escola de Formação de Oficiais no Pará, em 1998. A partir daí, a capitã saiu de Teresina para residir no Pará.

O velório de Giovana acontece no estado do Pará, onde morava desde a formação para oficial.
Carreira
Giovana da Silva Almeida de Morais prestou concurso para a Escola de Formação de Oficiais no 2º semestre de 1998. Formou-se quatro anos depois. Adentrou na Transpetro, empresa do sistema Petrobras, também por concurso, em maio de 2003. Ascendeu rapidamente pela competência e, em 2006, foi a primeira da sua turma a ser promovida a Subcomandante.
Em 2010, concluiu o curso que a proporcionaria assumir o cargo de Capitã. Foi também em 2010 que se tornou a primeira Oficial da Marinha Mercante a ser madrinha de um navio. Em outubro de 2012, já condecorada comandante, fez a maior travessia que uma Capitã brasileira já navegou, tendo transcorrido por três oceanos em uma única viagem.
No final de 2016, a Capitã de Longo Curso bateu o próprio recorde ao navegar pelo Mar Mediterrâneo, tornando-se a primeira comandante brasileira a navegar por quatro dos sete oceanos do planeta.