Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

SAF lança a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais

A feira vai ocorrer entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, no Parque Potycabana, em Teresina

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, na segunda-feira (04/11), o lançamento da Feira Estadual da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais, no auditório da SAF, no bairro Pirajá, zona Norte de Teresina.  A feira vai ocorrer entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, no Parque Potycabana, em Teresina.

Foto: Conecta PiauíSAF lança a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais
SAF lança a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais

O evento reunirá mais de 100 agricultores familiares e expositores de economia solidária, oferecendo alimentos frescos e processados, além de peças de artesanato. A feira também contará com espaços para troca de conhecimentos, palestras, oficinas e uma programação cultural com atrações locais e nacionais.

A secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou que o objetivo do evento é mostrar a diversidade e a qualidade da produção rural feita por mulheres e homens no Piauí.

“É uma estratégia regional de apresentação dos produtos da agricultura familiar e valorização desse universo com toda sua riqueza, não só produtos, mas também artesanato, a identidade cultural dos povos tradicionais e a comida típica. Vai ser um grande evento que vai reunir a família da agricultura familiar para mostrar o seu valor e sua riqueza”, ponutou.

Foto: Conecta PiauíSecretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares
Secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares

A feira faz parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, uma iniciativa do Consórcio Nordeste em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FUNCERN).

“Há a representação dos agricultores familiares de todo o estado, onde ali tem troca de experiência, tem nivelamento de informação, discute novas oportunidades de negócio, discute tendências, é parte de um circuito, digamos, nordestino de feira da agricultura familiar, onde também virão lideranças de agricultores familiares de outro estado. Tudo marca o evento, demonstra, digamos, a força da agricultura familiar no nosso estado e a sua articulação em todo o Nordeste, em todo o Brasil”, abordou o deputado estadual Francisco Limma.

Foto: Conecta PiauíDeputado estadual Francisco Limma
Deputado estadual Francisco Limma

Ao longo do circuito, os nove estados do Nordeste irão promover feiras regionais com atividades formativas, apresentações culturais e a venda de produtos da agricultura familiar.

No Piauí, o evento é organizado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em colaboração com várias entidades, incluindo Cáritas, Ubiqua, Senar Piauí, Badespi, Investe Piauí, Sada, Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria da Cultura (Secult).

Foto: Conecta PiauíSAF lança a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais
SAF lança a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais

Comente