Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Secretaria de Segurança já recuperou mais de 800 celulares roubados no Piauí

Iniciativa pioneira chamou a atenção de outros estados que devem replicar o modelo de investigações.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realiza, nesta terça-feira (03/10), a devolução de 550 aparelhos celulares roubados e furtados. A restituição acontece na sede da SSP-PI localizada na rua Walfran Batista, número 91, no bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina. 

Foto: SSP-PISecretaria de Segurança recupera 279 celulares em ação que intimou 577 pessoas
Secretaria de Segurança recupera 279 celulares em ação que intimou 577 pessoas
O delegado Filipe Benavides, em entrevista ao Conecta Piauí, explicou que a iniciativa pública visa combater os crimes de furto e roubo de celulares, além de penalizar os receptadores, sejam eles intermediários ou consumidores finais. Benavides destacou que na primeira leva de restituições cerca de 300 celulares foram devolvidos. 
Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíDelegado Filipe Bonavides.
Delegado Filipe Bonavides.

“Na primeira leva de restituições em massa nós tivemos quase 300 aparelhos restituídos a seus legítimos proprietários, ainda há algumas situações excepcionais que as devoluções não são feitas nesses feirões, mas esse foi o número que tivemos na primeira grande entrega”, explica. 

Como a secretaria atua 
Filipe reforçou à população que, caso um cidadão tenha o seu objeto furtado é necessário registrar um boletim de ocorrência, colocando o número do seu IMEI no documento. Posteriormente o serviço de inteligência da polícia civil, através de ferramentas tecnológicas conseguem localizar os aparelhos que, geralmente, são vendidos para outras pessoas. 

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíDelegado Filipe Bonavides em entrevista ao Conecta Piauí.
Delegado Filipe Bonavides em entrevista ao Conecta Piauí.

O delegado também deixou o alerta para aqueles que compram celular roubado, garantindo que o receptador será intimado para responder de acordo com a lei. “Por isso quem está adquirindo aparelhos roubados e furtados vai conseguir ser identificado a partir deste número de IMEI e será chamado para devolver o celular e responder de acordo com que a lei determina para o caso”, explica. 

Pioneiro 
O delegado Filipe acredita no sucesso de ações do tipo, que foram desencadeadas pela SSP-PI e que chamou atenção de outros estados, que devem replicar o modelo de investigação em outras unidades da federação.

Veja também 
Piauí é pioneiro na recuperação em massa de celulares e delegado dá dicas

Comente