Segundo dia de Feira da Agricultura Familiar em Teresina aquece comércio produtivo
O evento, que segue até o sábado (23), expõe a valorização do trabalho no artesanato e a produçãoO segundo dia da Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária reuniu, nesta sexta-feira (22/11), um grande público para prestigiar, consumir e fortalecer a agricultura familiar, no Parque Potycabana, em Teresina. O evento, que segue até o sábado (23), expõe a valorização do trabalho no artesanato e produção de alimentos feitos pelas mãos de mais de 150 expositores.
"A integração de produtores rurais, pequenos produtores, produtores que passam a garantir cada vez mais a venda direta sem intermediário, é isso que quer o presidente Lula, garantir que o produtor venda pelo preço direto da produção. Garantir também que a gente já tenha, eu fico feliz, muito produto beneficiado. É a cajuína, é o caju, a própria tapioca e outros produtos a partir da mandioca. Então, isso aqui também agrega valor, gera mais empregos, gera renda", destacou o ministro Wellington Dias.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A Feira da Agricultura Familiar promete movimentar mais de R$ 1 milhão em vendas, destacando as potencialidades e a necessidade de valorização do setor do pequeno produtor. Além de promover a comercialização, a feira serve como um espaço para encontros, compartilhamento de experiências, realização de negócios e conexão com as culturas diversas dos povos participantes.
"Nós estamos com o projeto Aliança Empreendedora, trazendo mulheres, são mulheres pretas de periferia, que trabalham a questão da cultura alimentar desses territórios. É um grupo de quase 30 mulheres e, conjuntamente também desse projeto Aliança, nós trabalhamos também com mulheres indígenas, de uma etnia, que é uma etnia migrante refugiada, que é a etnia Uaral, que vem da Venezuela, que eles estão presentes aqui há cinco anos, em Teresina. E aí, uma tentativa do trabalho de geração de renda com essas mulheres é através desse projeto, porque elas são feitas em um artesanato de miçangas, mas também produzem redes de forma artesanal”, descreveu Luciana Fortes, coordenadora pedagógica da Cáritas em Teresina.
O último dia da Feira promete manter o mesmo ritmo de sucesso, com novas atividades e um espaço ainda maior para os negócios. O evento reforça o compromisso dos governos estadual e federal, bem como das entidades parceiras, em promover ações contínuas de apoio ao setor, visando à sustentabilidade e ao empoderamento dos pequenos produtores no estado do Piauí e no Brasil.
A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária é promovida pelo Governo do Estado e Governo Federal e tem o apoio da Secretaria de Governo, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Coordenadoria de Comunicação Social, Investe Piauí, AgÇencia de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí, Senar Piauí, Ubíqua e Càritas Arquidiocesana de Teresina, com patrocínio do Bando do Nordeste e Banco do Brasil.