Seplan lança Observatório de Dados para mapeamento de dados públicos do Piauí
De acordo com o Governo do Estado, o objetivo é fortalecer os dados do Piauí para o Brasil e o mundoA Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Monitoramento Estratégico (Sume), Superintendência de Transformação Digital (STDG) e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (Cepro), lançaram, nesta terça-feira (07/05), o “Observatório de dados do Piauí (OBPI): Módulo Socioeconômico”, no Palácio de Karnak. A iniciativa reuniu profissionais comprometidos com a eficiência e transparência na gestão, secretários estaduais e o chefe do Executivo estadual, Rafael Fonteles.

O evento de lançamento teve o foco em apresentar novas ferramentas de mapeamento e visualização de dados públicos para o estado para aprimorar a gestão pública e fortalecer a prática de decisões baseadas em evidências pelo observatório.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Destacando-se a apresentação do catálogo de dados socioeconômicos, com mais de 500 bancos de dados e 8.000 variáveis, essas informações serão essenciais para decisões assertivas e a construção de estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Plano Piauí 2030.
O governador Rafael Fonteles apontou a importância do lançamento. "Os dados bem tratados, bem visualizados e usando agora a nova ferramenta da Inteligência Artificial, vamos ter condição de gerar soluções mais eficientes e eficazes para cada um dos problemas e desafios públicos que temos em qualquer uma das áreas", explicou,

O lançamento do OBPI se soma às iniciativas do Modelo de Gestão Estadual Avançada (MGE), reforçando o compromisso do estado em fortalecer as práticas de gestão e governança, assegurando que as entregas de bens e serviços sejam realizadas dentro do prazo pactuado entre o governo e a sociedade civil.
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim destacou que a iniciativa vai beneficiar diversas áreas do Piauí. "O Observatório é uma união de base de dados sobre todas as áreas de política pública que vai poder ser utilizado tanto pelos servidores estaduais, quanto por estudantes, sociedade em geral, para conhecer melhor a realidade do estado do Piauí", descreveu.
