Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

TCE-PI multa prefeito e anula contrato de transporte escolar em São João da Serra

O Conecta Piauí publicou com exclusividade a denúncia feita por 04 vereadores no mês de abril

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí decidiu pela procedência de denúncia contra a Prefeitura de São João da Serra, adminsitrada pelo prefeito João Francisco Gomes da Rocha, mais conhecido como Joãozinho Manú, ao atestar irregularidades no Pregão Presencial nº 08/2023, destinado à prestação de serviços de transporte escolar. A decisão consta na edição do diário oficial do TCE-PI disponibilizado nesta terça-feira (03/12).

Foto: ReproduçãoJoãozinho Manú, prefeito de São João da Serra-PI
Joãozinho Manú, prefeito de São João da Serra-PI

Relembre o caso

Os vereadores Renê Ribeiro de Almeida, Raphaela Inácio Bezerra e Marcelo Milanês Sousa, denunciaram a prefeitura Municipal de São João da Serra-PI ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí por supostas irregularidades na prestação dos serviços de transporte escolar do referido município.

De acordo com os vereadores, a empresa contratada para realizar o serviço de transporte escolar, na realidade, está cadastrada no CNPJ como empresa do comércio de bebidas, mais precisamente um bar, localizado no centro de Teresina.

Foto: Tribunal de Contas do Estado do PiauíDenúncia feita pelo vereadores em abril de 2024
Denúncia feita pelo vereadores em abril de 2024
Irregularidades confirmadas

O TCE-PI constatou que a denúncia, divulgada pelo Conecta Piauí, em abril de 2024, com o título "Depósito de bebidas’ é responsável por transporte escolar em cidade do Piauí",  que a empresa contratada, A. B. da Cruz Filho, realmente não possuía capacidade operacional para executar o serviço de transporte escolar. Além disso, constatou-se que a empresa realizou subcontratação total, o que é vedado pela legislação.

Entre as falhas detectadas, destaca-se a inobservância de normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), das diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), comprometendo a segurança dos estudantes.

Foto: Google MapsVereadores denunciam que um bar foi contratado para tranportar alunos em São João da Serra
Vereadores denunciaram que um bar foi contratado para tranportar alunos em São João da Serra

Acórdão

Diantes das constataçõs, a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Piauí, aplicou as seguintes sanções ap prefeito do município e ao responsável pela empresa envolvida na denúncia:

Multa de 5.000 UFR-PI ao prefeito João Francisco Gomes da Rocha, pelas irregularidades apontadas, descumprimento de decisão judicial anterior e ausência de cadastramento do contrato no sistema oficial de controle.

Multa de 2.000 UFR-PI ao proprietário da empresa contratada, Antônio Barbosa da Cruz Filho, pela execução inadequada do contrato.

Além das multas, o TCE-PI determinou a anulação do contrato no prazo de 10 dias, devido à incapacidade operacional da empresa e às falhas contratuais.

A Prefeitura também foi orientada a observar rigorosamente as normas de segurança e regulamentações em futuras contratações para transporte escolar.

Foto: Tribunal de Contas do Estado do PiauíDecisão consta na publicação do diário oficial do TCE-PI disponibilizado nesta terça-feira (03/12)
Decisão consta na publicação do diário oficial do TCE-PI disponibilizado nesta terça-feira (03/12)

Outro lado

Comente