Unidade Integrada de Segurança Pública é inaugurada na Zona Leste de Teresina
Local servirá como ponto de apoio às forças de segurança pública do estadoA Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP), ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (28/08). A unidade será composta por agentes da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), explicou que essa medida da Secretaria de Segurança Pública visa combater e reprimir a criminalidade em Teresina e demais cidades do estado.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

“Polícia Militar trabalhando em conjunto com a Polícia Civil para fortalecer esta repressão à criminalidade e essas UISPs, unidades integradas que a gente delimitou em áreas integradas de segurança pública, que você tem essas unidades exatamente espalhadas na capital e também no interior do estado, é um exemplo da nova modalidade que a gente tem de integração policial e a gente tá colhendo os frutos”, disse Rafael.
Ainda em sua fala, o governador expressou a sua satisfação com a redução nos índices de roubos, furtos e homicídios, com as novas medidas de segurança.
“Os indicadores estão sendo reduzidos e tá muito longe do ideal, mas a gente começa a reduzir sim de forma sistemática, mês a mês, os índice de roubo e furto e os índices de homicídios, que são os dois principais indicadores que a gente monitora diariamente”, explicou.

O governador ainda ressaltou a importância dessas medidas como respostas às altas taxas de criminalidade nas cidades do Piauí.
“A gente está dando uma resposta concreta a esse, que é o principal problema apontado pela população de Teresina, e das grandes cidades do Estado do Piauí que é a questão da violência. Então Segurança Pública é prioridade do nosso governo”, finalizou o governador.
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, ressaltou a importância da escolha do local no qual a unidade integrada foi construída. Segundo o secretário, mais unidades serão entregues na cidade.

“Isso aqui era um espaço degradado que faz a ligação aqui entre as Zonas Sudeste, Sul e as Zonas Leste e Norte. É um ponto central que era degradado e a gente resolveu aproveitar esse espaço e vai ser a tônica. Os espaços degradados, tanto na região central como na periferia, nós vamos colocar a infraestrutura, seja de segurança, seja de prevenção social com equipamentos a serviço da população”, disse.
Chico Lucas explicou um pouco sobre a dinâmica dos trabalhos que vão acontecer na Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP).
“Aqui é um ponto de apoio justamente com policiamento ostensivo, Polícia Civil e quando for necessário também o Corpo de Bombeiros. Vai ser muito mais do que uma unidade, um ponto de apoio para o policiamento. Então a Rocam vai ficar aqui, o Ciclo Patrulhamento, o Rone, ou seja, esse lugar para as operações nós temos sempre eventos aqui na Raul Lopes, seja eventos de cunho esportivo, religioso, festivos. E aqui vai ser sempre um lugar onde a gente vai fazer o apoio das polícias nas operações”, finalizou.