Apagão atinge Espanha e Portugal, causa caos em transportes e afeta serviços
Em Madri, estações de metrô precisaram ser evacuadas, e o trânsito na cidade ficou caóticoUm apagão de energia elétrica afetou grandes regiões da Espanha e de Portugal na manhã desta segunda-feira (28/04), causando transtornos em aeroportos, estações de trem, metrôs e no trânsito urbano. A falta de energia começou por volta das 12h no horário local (7h de Brasília) e provocou uma série de interrupções de serviços.

Na Espanha, a empresa ferroviária Renfe suspendeu suas operações às 12h30. Já a operadora de aeroportos Aena informou que, apesar de alguns atrasos, geradores foram ativados para manter os serviços essenciais. Companhias aéreas registraram problemas nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. O aeroporto de Lisboa também teve redução no tráfego aéreo, segundo os controladores.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Em Madri, estações de metrô precisaram ser evacuadas, e o trânsito na cidade ficou caótico, com engarrafamentos intensificados pela ausência de semáforos em funcionamento, segundo rádios locais. Em Portugal, a situação foi semelhante: a polícia confirmou falhas nos semáforos em todo o país, além do fechamento das linhas de metrô em Lisboa e no Porto, e da paralisação dos serviços ferroviários.
A operadora espanhola Red Eléctrica informou que ativou planos emergenciais para a restauração do serviço e que investiga as causas da pane elétrica em conjunto com outras empresas do setor. Em atualização nas redes sociais, a empresa declarou que a recuperação da energia havia começado em algumas regiões do norte e sul da península, ressaltando que o processo seria gradual.
Em Portugal, a distribuidora E-Redes atribuiu o apagão a um problema no sistema elétrico europeu, que obrigou cortes controlados no fornecimento para estabilizar a rede. Na França, a operadora de rede RTE confirmou uma breve interrupção de energia, mas informou que o serviço já havia sido totalmente restabelecido.