Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conclave Vaticano: veja horários das fumaças e processo de eleição

Saiba os horários das fumaças e os detalhes do conclave papal no Vaticano
Redação

No contexto do conclave para eleição do 267º papa da Igreja Católica, o Vaticano tornou público os horários das votações e os momentos previstos para a tradicional fumaça que indica os resultados de cada rodada decisiva.

Primeira Sinalização

A primeira fumaça está programada para as 14h (horário de Brasília) desta quarta-feira (7), após a primeira e única votação do dia. Espera-se que a fumaça seja preta, sinalizando que nenhum dos 133 cardeais reunidos na Capela Sistina alcançou os 89 votos necessários para a eleição, algo inédito na história recente da Igreja.

Cronograma de Votação

A partir de quinta-feira (8), os cardeais poderão votar até quatro vezes diariamente, em duas rodadas pela manhã e duas à tarde. Em cada etapa, uma nova fumaça poderá surgir: branca, em caso de consenso, ou preta, se a votação permanecer inconclusiva.

Horários das Fumaças

  • Quarta-feira (7) – Primeiro dia de conclave
    • 14h (de Brasília): Fumaça após a única votação do dia – expectativa de cor preta.
  • Quinta-feira (8) – Segundo dia de conclave
    • 5h30 (de Brasília): Primeira votação do dia. Fumaça branca em caso de eleição.
    • 7h (de Brasília): Segunda votação. Fumaça preta, se não houver consenso.
    • 12h30 (de Brasília): Terceira votação do dia.
    • 14h (de Brasília): Quarta votação. Fumaça preta ou branca, dependendo do desfecho.

O Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, presidirá o conclave, enquanto Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais, de 91 anos, estará ausente da sessão por questões de idade.

Os 252 cardeais da Igreja Católica se reuniram pela última vez nesta terça-feira antes do início da votação, agendada para as 11h30 (horário de Brasília) da quarta-feira. Destes, 133 possuem direito a voto e permanecerão isolados na Capela Sistina até a escolha do novo pontífice.

Os últimos conclaves, em 2005 e 2013, elegeram um papa em dois dias. A média das últimas dez eleições é de 3,2 dias, sem ultrapassar cinco dias.

Dentre os cardeais participantes, diversos são considerados papáveis, com destaque para a fumaça branca que iniciará um novo pontificado ao surgir.

Comente