Papa Leão XIV reitera compromisso social diante de embaixadores estrangeiros
Destacou a importância de remediar as disparidades mundiaisO Papa Leão XIV reafirmou seu compromisso social e sua luta contra as desigualdades globais em um encontro com embaixadores no Vaticano. Naturalizado peruano, o novo Pontífice, de origem norte-americana, destacou a importância de remediar as disparidades mundiais, que geram profundas divisões entre nações e dentro das sociedades.

Nascido nos Estados Unidos e com raízes migratórias, Leão XIV explicou sua escolha em homenagem a Leão XIII, autor da encíclica social Rerum Novarum. Durante o encontro, enfatizou a proteção da dignidade humana, independentemente de nacionalidade ou condição, indo desde a infância até a velhice, incluindo cidadãos e imigrantes.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O Papa fez questão de destacar a importância da família tradicional e reiterar as posições católicas sobre o matrimônio e o aborto. Com mais de duas décadas vivendo no Peru e passando por diversos continentes, destacou a busca por diferentes culturas e pessoas, ressaltando o valor da diversidade.
Aos 69 anos, Leão XIV abordou questões contemporâneas, como a causa ambiental e a inteligência artificial. Além disso, defendeu a revitalização da diplomacia multilateral, o desarmamento, o diálogo entre religiões e o respeito à liberdade religiosa em todo o mundo.
A Santa Sé mantém relações diplomáticas com 184 países, incluindo a União Europeia e a Ordem Soberana de Malta, demonstrando o papel fundamental do Vaticano no âmbito internacional.