Trump assume que EUA irão comandar exploração de petróleo na Venezuela
Presidente americano afirma que grande empresa dos EUA assumirá o setor até transição políticaO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que uma grande empresa norte-americana será responsável por administrar o setor de petróleo da Venezuela. A declaração foi feita durante entrevista coletiva em que detalhou a ofensiva contra Caracas e a captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Segundo Trump, a atuação direta de uma companhia dos Estados Unidos será necessária para tornar mais eficiente a indústria petrolífera venezuelana, classificada por ele como “uma bagunça”. O presidente não informou qual empresa assumirá a condução do setor, mas destacou que a gestão ocorrerá até que seja realizada uma transição considerada adequada no país.
Atualmente, a indústria do petróleo na Venezuela é controlada pelo governo por meio da estatal PDVSA (Petróleos de Venezuela S.A.), além de parcerias com empresas estrangeiras de países como China, Rússia, França, Espanha e Itália. Entre as grandes petrolíferas dos Estados Unidos, apenas a Chevron mantém operações em solo venezuelano.
O setor passou por um processo de nacionalização em 2007, quando o governo venezuelano assumiu ativos de companhias que não aceitaram conceder controle majoritário das operações à PDVSA. Empresas como Chevron, Statoil e BP aceitaram os termos e permaneceram no país com participações minoritárias.