Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Governo do Piauí inaugura reformas do Polo Cerâmico e Teatro do Jacinta Andrade

Raimunda Teixeira, uma das artesãs pioneiras do polo foi homenageada durante a inauguração

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Cultura, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (12), a requalificação do Polo Cerâmico Artesanal do Poti Velho e a reforma do Teatro Barítono Raimundo Pereira, na zona Norte de Teresina.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíParque Vila Poty
Parque Vila Poty

De acordo com o Governo do Piauí, as intervenções no Polo Cerâmico visam melhorar o comércio e a produção de peças cerâmicas pelos artistas locais, além de ampliar a oferta de lazer e atividades culturais para a população e os turistas.

O secretário de Cultura, Carlos Anchieta, destacou que agora o local também é um centro cultural para os teresinenses e turistas. 

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíCarlos Anchieta - Secretário de Cultura
Carlos Anchieta - Secretário de Cultura

“Aqui também é um centro cultural, a partir de agora é um espaço de convivência, o polo cerâmico já é um centro de visitação, por conta da sua comercialização e agora a gente está criando o Parque Poty, que é um espaço de convivência, não só para os moradores, mas para os turistas, para todas as pessoas que vem aqui comprar cerâmica e material de decoração”, disse.

Raimunda Teixeira, uma das artesãs pioneiras do polo foi homenageada durante a inauguração.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíRaimunda Teixeira
Raimunda Teixeira

“Muito feliz, só gratidão. Desde quando foi inaugurado o polo, a gente ver esse espaço que podia ser feito o parque né, amplo, ambiental, era uma área linda, mas as pessoas jogavam muito lixo, e hoje a gente ver esse parque lindo, maravilhoso a gente fica encantado. Feliz pelas homenagens que recebi”, disse.

Outra intervenção é a instalação do Parque Vila Poti, que irá oferecer diversos equipamentos para melhor recepcionar os visitantes com mais e melhores opções de lazer, além de impulsionar as vendas na região.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíParque Vila Poty
Parque Vila Poty

O vereador Venâncio Cardoso, pontuou que obras como essa valorizam a população, o empreendedorismo e o turismo. 

“Obras como essa do Governo do Estado, ela atinge várias vertentes, valoriza a população local, as pessoas que moram aqui na região, elas se sentem que estão sendo valorizadas pelo Governo do Estado, então, é mais um espaço público para brincar com a família e se confraternizar. Fortalece o comércio local, as pessoas que vendem aqui passam a vender mais e o fortalecimento do turismo”, disse o vereador.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíVenâncio Cardoso
Venâncio Cardoso

A reforma do teatro do Jacinta Andrade, iniciada ainda em 2023, traz um espaço reformado com equipamentos modernos, palco novo e instalações elétricas modificadas. 

Ao todo, foram investidos mais de R$ 3 milhões com recursos provenientes do Sistemas de Incentivo Estatal à Cultura (Siec).    

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíParque Vila Poty
Parque Vila Poty

A vereadora Elzuila Calisto, também esteve presente na inauguração e afirmou que a reforma transformou o local e a cidade. 

 “É algo que eu sempre acreditei, que sempre falo em meus discursos, o empreendedorismo, a cultura, tudo isso transforma a vida da nossa cidade, da nossa população, muito feliz, da inauguração desse espaço, ele realmente foi feito no tempo que foi prometido, e a gente ver a beleza que esse espaço ficou”, disse a vereadora.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíVereadora Euzuila
Vereadora Euzuila

Comente